Brasília costuma acabar com jejum de centroavantes do Flamengo

SUPER ESPORTES: Após empate sem gols contra o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, na última quarta-feira (12/9), o Flamengo desembarca em Brasília para o seu próximo compromisso. No Mané Garrincha, o rubro-negro enfrentará o Vasco pela 25ª rodada do Brasileirão, neste sábado (15/09), às 19h. O Flamengo enfrenta uma longa seca de gols dos seus centroavantes, mas o estádio da capital já desencantou alguns jogadores que atuaram na posição pelo clube.

O Fla é o time que mais jogou no Mané Garrincha após a reforma. O aproveitamento na capital é de 50%. Somam-se 24 partidas — cinco a mais que o Brasiliense —, sendo oito vitórias, 12 empates e quatro derrotas. Em oito dos 24 jogos, um centroavante rubro-negro marcou gols.

Foto: Divulgação
Ao todo, foram dez gols marcados por sete jogadores diferentes da posição. Marcelo Moreno é o primeiro deles. Em 2013, contra o Coritiba, 6ª rodada do Brasileirão, o boliviano marcou o segundo gol do Flamengo na partida que terminou 2 x 2. Depois dele, Nixon anotou seu quarto e último gol do ano, na goleada do time carioca em cima do Atlético-MG, na 11ª rodada.

Na mesma edição do Campeonato Brasileiro, no clássico contra o Gigante da Colina, Hernane Brocador, artilheiro da equipe naquele ano, abriu o placar do jogo, que acabou empatado por 1 x 1.

Mais recente, em 2016, Paolo Guerrero foi responsável por marcar em duas ocasiões em Brasília. A primeira no Fla-Flu pelo Campeonato Carioca: 2 x 1 para o rubro-negro. Em seguida, o peruano marcou contra o Figueirense pela Primeira Liga. O jogo terminou empatado em 1 x 1.
 
No mesmo ano, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, contra o Galo, Felipe Vizeu, que estava há cinco jogos sem marcar, anotou os dois gols da partida em Brasília e ajudou o Flamengo a conquistar os três pontos.

Mais tarde, em 21 de agosto de 2016, o time do Rio voltou a capital para encontrar o tricolor gaúcho. O jogo ficou marcado pela estreia do meia Diego e pelo fim da seca de Leandro Damião. Damião estava há 287 dias sem fazer gols e abriu o placar para o Flamengo na partida.

Na última vez que o clube veio à capital, em 7 de junho deste ano, o compromisso foi contra o Fluminense. Henrique Dourado, que estava há nove jogos sem marcar, abriu o placar na cobrança de pênalti e, no segundo tempo, seu substituto, Felipe Vizeu, ampliou a vantagem rubro-negra.

Atual fase
Atualmente, o treinador do Flamengo, Maurício Barbieri, ostenta três opções de centroavantes para escalar: Henrique Dourado, Uribe e Lincoln. Com o resultado do último jogo contra o alvinegro paulista, eles fecharam um mês sem gols. Entre eles, Dourado é quem mais jogou, mas Lincoln é quem tem melhor aproveitamento nas finalizações.

Henrique Dourado tem 35 jogos com a camisa do Flamengo, anotou dez gols e está há seis partidas sem marcar. No ano, ele finalizou 51 vezes e errou 26 delas, tendo um aproveitamento de 49% nos chutes a gol. O companheiro de posição, o colombiano Uribe — único dos três que não disputou o Campeonato Carioca —, já esteve em campo 12 vezes, fez um gol e não consegue sair desse número há oito jogos. Ele chutou 15 bolas nos gols dos adversários, mas errou nove delas, e possui 40% de aproveitamento.

O menino Lincoln, de 17 anos, teve oportunidade de marcar em 20 jogos, foi às redes em duas ocasiões e, assim como Uribe, está há oito partidas sem ampliar o placar. Em 2018, finalizou 13 vezes, errou cinco delas e tem aproveitamento de 61,5%.

O Flamengo busca um bom resultado para seguir na cola dos adversários de cima da tabela, enquanto o Vasco quer fugir da zona de rebaixamento e subir de posições. Dois setores do estádio já estão com ingressos esgotados, mas ainda é possível comprar para a arquibancada superior, que custa R$ 50 (meia).

Ao todo, foram dez gols marcados por sete jogadores diferentes da posição. Marcelo Moreno é o primeiro deles.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget