Eleição racha harmonia entre poderes no Flamengo

GLOBO ESPORTE: O imbróglio do registro das chapas no Flamengo parece não ter hora para terminar. Depois da “Chapa Azul – Flamengo na direção certa” entrar na Justiça para garantir o uso da cor nas eleições e ter o pedido indeferido, a semana de jogo decisivo da Copa do Brasil foi marcada internamente pelo choque entre presidentes de poderes, acusações entre as chapas e chuva de ações dentro do processo cível.

No fim da semana passada, o presidente do Conselho de Administração, Bernardo Amaral, pediu para entrar como terceiro interessado no processo. Na petição dos advogados, Amaral alegava que o representante da chapa eleitoral do clube, Bruno Barki, membro da SóFla, buscava “indevida e desnecessária intervenção do Poder Judiciário sobre ato ‘interna corporis’ praticado pela Comissão Permanente Eleitoral e ratificado pelo Presidente do Conselho de Administração do clube.”

Ricardo Lomba e Eduardo Bandeira, Presidente do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza
Nos últimos dias, mais duas movimentações no caso. Na segunda-feira, o organizador da chapa de Rodolfo Landim, Bernardo Monteiro, chamou a discussão jurídica de “ridícula”, atacou o presidente Bandeira (“já demonstrou não ter escrúpulos, que ofendeu o presidente do Conselho de Administração e o constrangeu a decidir contra o estatuto”) e acusou a chapa de Lomba e o réu (o Flamengo) de estarem “mancomunados para fraudar o sistema independente de poderes do Flamengo”.

Para completar o quadro, o atual corpo jurídico do Flamengo defendeu em petição no dia seguinte (terça) que Bernardo Amaral, presidente do Conselho de Administração, “não possui legitimidade processual para atuar no presente feito (ação movida por Barki em que o Flamengo é réu), pois, citando artigo 129, inciso I, do estatuto do Flamengo, “somente o presidente do clube possui poderes para representá-lo em juízo”.

Além disso, o texto dos advogados do Flamengo afirma, como réu, que concorda com o pedido da chapa azul, de Lomba, candidato que tem o apoio de Bandeira, por que houve tentativa no processo eleitoral de “violação e de manipulação do Estatuto Social do Clube a fim de beneficiar determinada chapa quando da disputa das eleições presidenciais do Flamengo.”

Climão no WhatsApp

O imbróglio foi parar nos tradicionais ''grupos de Whatsapp''. Eduardo Bandeira de Mello e Bernardo Amaral trocaram mensagens no aplicativo em um grupo que reúne representantes dos poderes do clube. O diálogo inicia com o presidente do Conselho de Administração pedindo ao presidente que não ''interfira no processo eleitoral'' .

O inquérito afirma que, em sua resposta, Bandeira ''negou'' poderes do Conselho de Administração (Veja os trechos das mensagens abaixo)


Troca de mensagens foi anexada no inquérito
Após o fato, o presidente do Conselho Deliberativo e candidato a vice na chapa de Landim, Rodrigo Dunshee de Abrantes, pediu novo inquérito interno contra o presidente. No documento, ele alega que há um conflito de interesses envolvendo o Conselho de Administração e reafirma que o órgão é soberano e detém a competência de organização o processo eleitoral do clube.

Bandeira pode ser julgado pelo conselho. O processo dura 60 dias e há possibilidade até de exclusão do quadro social.

O que dizem os citados:

O GloboEsporte.com entrou em contato com os três presidentes de poderes do clube para comentar o caso. Bandeira disse que “cumpriu o seu dever ao defender o cumprimento do estatuto” e reforçou que, a despeito de inquéritos internos no clube contra si, “quem não deve não teme”.

Bernardo Amaral respondeu à reportagem que busca defender a independência do Conselho que preside, “somente isso”.

Dunshee preferiu não se manifestar sobre o imbróglio.

E acusou a chapa de Lomba e o réu (o Flamengo) de estarem “mancomunados para fraudar o sistema independente de poderes do Flamengo”.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget