Laterais Sul-Americanos para o Flamengo ficar de olho

Por Joza Novali

Jesús Angulo (20), lateral-esquerdo mexicano do Santos Laguna, é um verdadeiro pesadelo para os atacantes que o encaram pelos lados do campo. Nele é fácil de se notar agilidade e força física, mas isso ainda é pouco diante de sua capacidade de dar os botes no momento certo.

Polivalente e canhoto, pode jogar em qualquer uma das posições da zaga e eventualmente até mesmo na lateral direita. Na fase ofensiva, seu jogo requer um pouco da ousadia e personalidade que ele demonstra como defensor. Prefere atuar por dentro, explorando pouco a linha de fundo.

É possível até que isso aconteça mais por prudência do que por falta de capacidade, já que sobra talento para uma das melhores revelações do futebol mexicano em sua posição. Um talento que pede investimento rápido, já que dificilmente ficará na América Latina por muito tempo.

Jesus Angulo, lateral do Santos Laguna - Foto: Natalia Perales/Getty Images
Gerardo Arteaga (20), lateral-esquerdo do Santos Laguna, parece um touro. Marca com uma volúpia inesgotável e ataca com velocidade, desprendimento e ousadia. Na fase ofensiva tem passe qualificado e dribles que quebram fortes linhas defensivas.

No seu clube, tem a concorrência de outro excelente lateral, Jesús Angulo, que chegou primeiro na titularidade e não quer largar o osso. O fato é que os dois são selecionáveis e podem jogar facilmente em um clube grande da Europa ou do Brasil.

Mário Pineida (26), lateral-esquerdo equatoriano do Barcelona de Guayaquil, destaca-se por ser destro e atuar pelo lado oposto – obviamente, também poderia atuar no seu lado natural. Como marcador, posiciona-se bem, fecha as laterais e apresenta alto índice de recuperação de bola.

Na fase ofensiva tenta ajudar com diagonais para dentro. Se precisar jogar aberto, não deixa a desejar. Cruza e passa bem, mas ainda precisa evoluir nos arremates – embora goste de arriscar quando se vê em boas condições.‏

Óscar Opazo (28), lateral-direito chileno do Colo-Colo, vive o melhor momento de sua carreira. Seu amadurecimento futebolístico lhe permite entender as fases do jogo e a necessidade de guardar posição ou de atacar em cada momento.

A velocidade de Opazo é facilmente notada em situações de contragolpe. Seus dribles, especialmente os mais longos, são potencializados por isso. Ele também fecha em diagonal e arremata para o arco com grande confiança.

Rodrigo Salinas (30), lateral-direito mexicano do Toluca, é a junção perfeita da experiência de um homem de 30 anos com a força física de um garoto de 20. Forte na marcação pelo setor direito, pode se adiantar um pouco e atuar como volante ou, se a equipe precisar, como extremo.

Salinas não costuma fazer muitos gols, mas vários tentos que acontecem pelos pés de seus companheiros se originam em rebotes de suas finalizações. É um jogador que oferece preenchimento defensivo a qualquer equipe e que sabe fazer o necessário no campo de ataque.

José Luis Rodríguez (21), lateral-direito uruguaio do Danubio, é um talento com vasta experiência nas mais diferentes seleções de base do Uruguai. Não lhe faltam recursos técnicos, mas ele ainda precisa evoluir para ser tão brilhante como era na Sub-20 da Celeste Olímpica.

Velocidade e foco na partida são os pontos fortes de Rodríguez, assim como o seu drible, que é sempre bem utilizado para aliviar a tensão no campo de defesa ou facilitar as ações de construção no campo de ataque.

Seus cruzamentos e passes são bons, mas, assim como outros aspectos de seu jogo, ainda deixam transparecer afobação – algo que aos poucos se dissipará, mas que ainda faz parte de sua performance. De todo modo, tem potencial para se transformar num lateral de ponta em pouco tempo.

Jesús Angulo, Gerardo Arteaga, Mário Pineida, Rodrigo Salinas e José Luis Rodríguez são alguns deles.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget