O que explica o baixo rendimento de Vitinho no Flamengo?

GLOBO ESPORTE: Ovacionado por um Maracanã com quase 60 mil torcedores na sua chegada ao Flamengo, Vitinho começa a ouvir gritos ainda mais altos de grande parte dos rubro-negros menos de dois meses depois de pousar no Rio de Janeiro. O tom não é mais festivo e as palavras são de cobrança.

Presente em todos os jogos após sua apresentação oficial, no dia 30 de julho, o atacante soma apenas um gol e nenhuma assistência em 990 minutos com a camisa do Fla. Muito pouco para uma contratação de 10 milhões de euros, a mais cara da história do clube.


A culpa é de quem?

Contratado após a saída de Vinicius Junior, Vitinho ainda não conseguiu fazer o torcedor se esquecer do prata da casa. Já são 14 jogos pelo Flamengo, sendo que em apenas três ficou em campo durante os 90 minutos. Nesse período - por Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores -, o Rubro-Negro conseguiu cinco vitórias, cinco derrotas e quatro empates, um aproveitamento de 45,2%.

Vinicius se transferiu para o Real Madrid em julho passado. Nada que pegasse o Flamengo de surpresa. A negociação estava concretizada desde maio de 2017. Para o lugar do xodó criado na base, o clube trouxe Vitinho, que não tem exatamente as mesmas características. Por isso também, o jogador de 24 anos ainda não conseguiu se adaptar ao esquema de Maurício Barbieri e mostrar o que a torcida espera dele.

Na última temporada do CSKA, o camisa 14 se destacou: participou de 46 dos 47 jogos oficiais que a equipe realizou e marcou 11 gols. Antes, entre 2015 e 2016, marcou 29 gols em 96 jogos pelo Internacional, onde também teve momentos de irregularidade. Por que ainda não deslanchou no Fla?

Vinicius Junior tornou-se protagonista no Flamengo e conquistou a nação rubro-negra. No estilo quebrador de linha, o ex-camisa 20 encarava a marcação, partia para o drible e ajudava a descomplicar o jogo quando os cariocas precisavam. Mais aberto na ponta esquerda, buscava a linha de fundo e os cruzamentos. Chegava ainda para finalizar e deixou o time com 10 gols na temporada.

Vitinho também tem a característica de drible, confronto com marcador e velocidade. E gosta de fazer gols, tanto que a finalização é sua principal marca. Mas foi melhor na carreira quando jogou mais livre. O atacante vai precisar de um tempo para se adaptar ao esquema de Barbieri. Ou isso ou o técnico muda o estilo da equipe para que Vitinho se encaixe melhor.


Início ruim em outros times

Vitinho chegou ao Flamengo no meio da temporada, quando o time vivia ótimo momento nas três competições que disputava. Após a Copa do Mundo, porém, as coisas desandaram. De líder, o time passou ao quarto lugar no Brasileiro, além de ser eliminado na Libertadores. Só na Copa do Brasil as coisas caminham melhor: mesmo assim, empatou com o Corinthians em casa a partida de ida da semifinal. Ou seja, o torcedor tem pressa por uma melhora no desempenho de Vitinho e do time.

O início do atacante com a camisa rubro-negra é pior do que nos outros clubes que defendeu: um gol em 14 jogos. Marcou justamente contra o ex-clube. Mas vale lembrar que tanto no Botafogo quanto na primeira passagem pelo CSKA, passou em branco nas seis primeiras partidas. Pelo Inter, fez dois gols logo de cara, mas não balançou as redes nos sete confrontos posteriores.

Outra função

Por onde passou, Vitinho foi testado em outras funções e mostrou habilidade em partes diferentes do campo de ataque. No CSKA, atuou principalmente como segundo atacante, mas também foi utilizado como centroavante em algumas ocasiões. Pelo Inter, também era utilizado mais como segundo atacante e se destacava pelos gols.

No Fla, Barbieri já o testou como camisa 9, diante do Cruzeiro, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. Também o escalou mais centralizado, contra o Grêmio, na Copa do Brasil. Testes que provam que técnico e jogador buscam a melhor opção para o alto investimento se fazer valer dentro de campo.

O atacante soma apenas um gol e nenhuma assistência em 990 minutos com a camisa do Fla.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget