O treinador é o principal “executivo” de um time de futebol

ESPM: Por Maurício Barros

“Se não ganhar do Galo domingo, Barbieri tem que cair”.

Muito torcedor flamenguista embarcou nessa. Comentaristas também, e com um balaio de motivos. Eu não dropei essa onda, mesmo certo de que o jovem treinador tem lá sua coleção de equívocos. Mas costumo defender que, sem uma temporada completa, incluindo a pré, qualquer análise sobre o trabalho de um treinador que leve a uma decisão sobre sua continuidade é precipitada e injusta.

O treinador é o principal “executivo” de um time de futebol. A decisão sobre sua contratação, portanto, precisa ser tomada a partir de uma cesta de critérios, que inclui trajetória, perfil de liderança, identificação com os valores do clube, capacidade de traduzi-los em estilo de jogo e conquistas. Ele também precisa ter um chefe que entende do assunto (Barbieri não o tem), que lhe dê respaldo e também possa avaliar sua conduta no dia-a-dia, a maneira como treina o time, como se relaciona com atletas, comissão e dirigentes, o modo como encontra soluções para os problemas que aparecem, dentro e fora de campo, e mesmo o jeito como fala com a imprensa.

Foto: Divulgação
Da mesma forma que a contratação, a decisão de demitir esse executivo não pode se basear apenas em resultados. É preciso estar certo de que o treinador está falhando em vários desses atributos. Vale lembrar que, se os jogadores não são capazes de botar em prática o que se treina ou oscilam demais em desempenho, nem Einstein dá jeito.

É legítimo se demitir um treinador? Claro que é. Não há sentido manter alguém que não produz o esperado. Mas essa deve ser uma decisão sempre extrema, embasada por uma análise criteriosa de longo prazo. Até porque, quando se troca técnico como se muda de camisa, nenhuma vai servir direito.

É legítimo se demitir um treinador? Claro que é. Não há sentido manter alguém que não produz o esperado.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget