Primeiros jogos da semi da Copa do Brasil não trazem definições

GLOBO ESPORTE: Por Marco Condez

Os classificados para a fase final da Copa do Brasil ainda não estão encaminhados, pois nenhum dos times que disputam a semifinal apresentou superioridade técnica latente a ponto de construir vantagem segura para a classificação nos jogos de ida. Cruzeiro venceu com inteligência, pois soube neutralizar o Palmeiras em parte do jogo, mas com placar magro que não lhe proporciona total segurança.

Acredito que a não dedicação das equipes nos primeiros jogos eliminatórios é até certo ponto normal. O interessante é não perder de muitos gols para não dificultar a reversão do resultado no segundo jogo. Se conseguir a vitória tanto melhor, mas não é prioridade. E, a decisão fica, mesmo, para o segundo jogo, nos quais a qualidade tática e técnica tende a melhorar sensivelmente.

Escudos do Flamengo na torcida - Foto: Staff Images
Dentre os jogos de ida, a melhor partida tecnicamente falando, foi entre Palmeiras e Cruzeiro, pois houve alternância de domínio das duas equipes. Já, no confronto entre Flamengo e Corinthians houve domínio tático carioca, mas que não gerou resultado positivo. A partida foi desinteressante, pois o Corinthians teve postura excessivamente defensiva, criando poucas oportunidades de gol, principalmente no primeiro tempo do jogo.

No quesito resultado no placar, o Cruzeiro está em vantagem, pois garantiu vitória jogando fora de seu estádio, o que lhe dá a oportunidade de perder o próximo jogo pelo mesmo placar, para levar a decisão para os pênaltis. Porém, o resultado de 1 a 0 não permite relaxamento ou oscilação de desempenho, pois o Palmeiras deu indícios de que tem capacidade de reverter o resultado, principalmente pela postura mais ofensiva que adotou no segundo tempo da partida.

Concordo com questionamentos de que é difícil para o Palmeiras conseguir essa virada jogando no Mineirão. Mas, há chances de neutralizar a vantagem do time mineiro, se conseguir atuar de forma leve, criativa e ofensiva. Contudo, deve haver atenção para não deixar a equipe previsível e fácil de ser neutralizada, que foi um dos pontos negativos da última atuação, na qual utilizou com maior frequência uma das laterais do campo para criar jogadas.

Por outro lado, a conduta de Mano Menezes é visivelmente voltada a priorizar os torneios eliminatórios, pois não são raras as ocasiões em que poupa titulares nas disputas do Brasileirão, no qual têm mínimas chances de conquistar o título nacional. Por isso, o Cruzeiro deverá apostar todas suas fichas na Copa do Brasil e entrar em campo formatado da maneira que está acostumado a atuar, ou seja, propondo o jogo, mesmo tendo a vantagem.

O Flamengo também demonstrou ligeira vantagem sobre o Corinthians, foi organizado e dominante na maior parte da partida. Mas, como foi um jogo de ataque flamenguista contra defesa corintiana, acredito que o maior beneficiado com o placar de 0 a 0 foi o Corinthians que não saiu com a derrota, mesmo tendo atuação pífia.

O Flamengo, que tem características de equipe controladora, preferindo utilizar a posse de bola para envolver o adversário, precisa conseguir mais objetividade nos chamados últimos passes para que as finalizações sejam mais efetivas e o resultado apareça no placar, dando-lhe a classificação.

O Corinthians, mesmo com Jair Ventura em início de trabalho, não poderá repetir a maneira conservadora que adotou, no último jogo. Está certo que conseguiu atrapalhar a efetividade das chances criadas pelo Flamengo, mas faltou qualidade no elenco escalado para manter ataques consistentes que conseguissem incomodar a defesa rubro-negra.

As estratégias adotadas é que serão decisivas para a classificação dos times que disputarão a final da Copa do Brasil. No segundo jogo é que as equipes mostram realmente a suas qualidades e por que não dizer, as suas imperfeições.

Já, no confronto entre Flamengo e Corinthians houve domínio tático carioca, mas que não gerou resultado positivo.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget