Se a torcida do Flamengo vaia Paquetá, quem sobra pra elogiar?

ESPN FC: Por João Luis Jr.

Neste domingo, uma parte da torcida rubro-negra presente ao Maracanã vaiou Lucas Paquetá. E mais do que um pretexto para uma longa e pouco produtiva discussão do tipo “torcedor raiz versus torcedor nutella” onde alguns iriam dizer que torcedor de verdade não vaia, outros dizer que vaiar é direito de quem paga ingresso e iríamos num dado momento terminar discutindo se os adolescentes tirando selfies tem mais culpa pela derrota do que o Barbieri, eu acredito que essa situação tenha sido um claro sintoma do momento que vive o Flamengo.

Primeiro porque, em linhas gerais, todos amamos Lucas Paquetá. Revelação da base, tão identificado com o clube que existem vídeos dele ainda pré-adolescente cantando funks relacionados ao Flamengo. Jogador de rara técnica, adepto dos dribles humilhantes que levantam a torcida e da ousadia que sempre foge do senso comum, mas ao mesmo tempo capaz de correr de um lado ao outro do campo para dar um carrinho, disputar uma bola. Paquetá, que começou a conquistar a torcida ao, durante mais uma partida apática do Flamengo, ser o único de camisa vermelha e preta que desesperadamente corria atrás da bola, é o tipo de jogador que parece ter sido criado usando uma checklist de todos os itens que conquistam o coração do torcedor flamenguista.

Lucas Paquetá, jogador do Flamengo - Foto: Pedro Martins
Somado a isso seu papel de destaque no Flamengo durante as últimas duas temporadas, quando passou de promessa a titular absoluto e jogador essencial ao time, e você tem um atleta que, apesar da clara queda de rendimento depois da pausa da Copa, teria crédito o bastante com a torcida para sobreviver a uma série de jogos abaixo da média sem chegar ao ponto de receber esse tipo de manifestação de descontentamento. Mas ainda assim Paquetá foi vaiado.

Uma vaia que reflete menos o descontentamento da torcida com o próprio Paquetá – o garoto vem prendendo demais umas bolas, vem causando dando uns contra-ataques desnecessários, mas está longe de merecer ir pro banco, por exemplo – e mais a revolta da torcida com o próprio time, que nas últimas partidas vem acumulando derrotas, vacilos e uma série de atuações que misturam desde desorganização tática até falta de capacidade ofensiva, passando por falhas bisonhas na defesa e momentos de pura desatenção dentro de campo.

Vaiar Paquetá é simbólico, dentro do contexto do Flamengo, exatamente pelo quanto todos gostam de Paquetá, pelo quanto seu futebol é importante, pelo tanto que já elogiamos o nosso meia, atualmente viajando com a seleção brasileira. A vaia para Paquetá é chocante exatamente porque, bem, se estamos vaiando Paquetá, quantas pessoas sobrariam pra gente elogiar no Flamengo atualmente? Se a torcida e o time se perderam tanto que estamos vaiando até mesmo o nosso garoto de ouro, o que ainda pode sobrar de conexão entre esse time e essa torcida?

E nessa quarta-feira o Flamengo tem mais uma oportunidade para tentar, de algum modo, fazer as pazes com a torcida. Diante do Internacional, em Porto Alegre, o Flamengo tem a chance de com uma vitória não apenas se aproximar novamente da liderança como frear um adversário direto, com 3 pontos que estancariam o começo de crise que cerca a Gávea e mostrariam que ainda estamos brigando a sério pelo Brasileirão 2018.

Paquetá não vai estar lá para receber os aplausos em caso de vitória, claro. Mas se o Flamengo voltar aos eixos vai ser muito mais fácil, tanto para o torcedor “raiz” quanto para o torcedor “nutella” oferecer ao nosso garoto do ninho o carinho e a paciência que ele merece por tudo que já fez e ainda pode fazer.

É o tipo de jogador que parece ter sido criado usando uma checklist de todos os itens que conquistam o coração do torcedor flamenguista.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget