Gavilán recorda passagem meteórica pelo Flamengo

ESPORTE 24 HORAS: No início dos anos 2000, Diego Gavilán era considerado um dos grandes volantes do futebol sul-americano. Com seu futebol de grande marcação e ótimo poder de desarme, o paraguaio conquistou seu espaço no Brasil. Além de Internacional e Grêmio, Gavilán teve uma passagem meteórica pelo Flamengo. Em entrevista exclusiva, ao Esporte 24 Horas, o ex-jogador conta como foi sua experiência no clube carioca e o período que conviveu com a falta de oportunidade no time titular.

“Quando se muda de um clube para o outro, as coisas podem não acontecer para um jogador. Mas, minha passagem pelo Flamengo foi um momento muito bom. Tive a oportunidade de conhecer um grande clube e excelentes profissionais”, garante Gavilán.

Foto: Divulgação
Além de ter convivido com o banco de reservas, o ex-volante enfrentou outras dificuldades no Flamengo. Por exemplo, nos exames médicos. Antes mesmo de ser anunciado como reforço, o jogador passou por uma avaliação médica. Na oportunidade, o ex-volante teve seus exames reprovados. Por isso, a negociação quase não aconteceu. Mas, ciente do perigo, a diretoria e o jogador firmaram um contrato de risco. Hoje, mais experiente, Gavilán revela o que aconteceu.

“Quando cheguei ao clube eu já tinha uma lesão antiga de joelho. Ainda assim, eu não sentia nada. A lesão não me impedia de treinar e nem de fazer meu trabalho normalmente.  Mas, o departamento médico tomou a decisão de reprovar e fiquei surpreso. Por isso, acabamos firmando um contrato de risco”, afirma.

Assim como seu conterrâneo, Piris da Motta chegou cercado de muita expectativa. Mas, até o momento, o volante não vem recebendo muitas oportunidades. Por isso, Diego Gavilán é taxativo no seu conselho ao volante:

“Tenha muita paciência e acredite no seu potencial. Só isso!”. Diferente de Piris, Gavilán conheceu um outro Flamengo. Atualmente, o clube se mostra muito mais organizado e estabilizado do que antes. Fato que o ex-jogador reconhece:

“Naquele tempo, a estrutura era diferente. Financeiramente, eu não sei. Mas em estrutura hoje está bem melhor”.

Ano eleitoral no clube

Logo após dois mandatos seguidos, em 2019, Bandeira de Mello deixa a presidência do Flamengo e um novo mandatário vai assumir. Assim como em todos os clubes de regime presidencialistas, o ano eleitoral mexe com o dia a dia do clube. A especulação sobre o futuro, a insegurança de manutenção do trabalho e o processo de reformulação, enfim, muitos são os pontos que começam a pintar entre os jogadores. Com muita experiência no futebol, Diego Gavilán assume que o clima de eleição tem ecos no elenco.

“Na minha opinião, o clima político atrapalha. Não há como separar as coisas que acontecem dentro do clube. Até porque, todo mundo tem conhecimento do que ocorre no dia a dia. Então, os jogadores e a comissão técnica acompanham os acontecimentos”, enfatiza o ex-jogador.

Diego Gavilán, treinador

Há quatro anos como treinador, Diego Gavilán vem crescendo pouco a pouco na função. Hoje, a frente do Deportivo Capiatá, do Paraguai, o ex-jogador revela que a experiência está o ajudando a se desenvolver ainda mais como profissional. Além disso, se define como um técnico disciplinador e muito dedicado.

“Eu sou um treinador que vive aquilo que faz. Tento passar as informações da melhor forma possível. Além disso, sou exigente dentro do que eu trabalho. Explorando, uma disciplina que é importante. Sobre o estilo de jogo, gosto de equipes que propõem o jogo. Sou muito adepto à velocidade e elaboração constante. Assim, prezo muito pela organização tática”, aponta Gavilán.

Alimentando o desejo futuro de treinar no futebol brasileiro, Diego Gavilán teve no país sua principal inspiração. Treinado por Muricy, no Internacional, o ex-jogador conta que traz muita coisa do antigo técnico para seu dia a dia.

“O jeito que o Muricy viveu a profissão me chamou a atenção. Além disso, o manejo do vestiário, a confiança que passa para os jogadores e a leitura de jogo. Como pessoa, ele é direto, preto no branco. Assim como vida, a palavra vale mais que um papel no futebol”, comenta.

Preconceito no Brasil

No início do ano, Angel Romero, do Corinthians, deu entrevista e revelou se sentir muito desrespeitado no Brasil. Por conta da limitação técnica, o atacante corintiano vê que as críticas estão sempre sendo associadas ao seu país natal. Paraguaio assim como Romero, Diego Gavilán conta que nunca viu algo parecido em território brasileiro e que sempre recebeu muito carinho do torcedor.

“Diferente de Romero, eu nunca senti esse preconceito. Pelo contrário, sempre fui bem tratado e acho que recebi muito mais do que eu merecia. Mas, se ele disse isso, deve ter suas razões. Mas, comigo nunca houve nada neste sentido”, revela Diego Gavilán.

Paraguai na Copa América

Com o fim da Copa do Mundo, as seleções sul-americanas começam a pensar na Copa América de 2019, no Brasil. Diferente de outros países do continente, o Paraguai já começa a desenvolver um trabalho com Juan Carlos Osorio. Na próxima semana, os atletas vão se reunir para um período de treinos e aprimoramento da metodologia. Atuando no país, Diego Gavilán conta que esse novo ciclo paraguaio é visto com muita expectativa pelos torcedores.

“O Paraguai está começando um novo processo com Juan Carlos Osorio. Neste início de trabalho, estamos com muita confiança. Tomara, que até a Copa América, o Paraguai tenha recebido as ideias do treinador. Principalmente, os jogadores. Acho que a próxima Copa América será uma prova forte para ver aonde podemos chegar. Além disso, se já estamos preparados para chegar até a Copa do Mundo, que é o nosso principal objetivo”, concluiu Gavilán.

O ex-jogador conta como foi sua experiência no clube carioca e o período que conviveu com a falta de oportunidade no time titular.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget