O legado de Lucas Paquetá no Flamengo

ESPORTE 24 HORAS: Jorge Abel Costa

O “até breve” de Lucas Paquetá ao Flamengo está perto de ser dito. A um dia de sua despedida do clube, o meia vive uma semana diferente. Tanto que Dorival Júnior se solidarizou com o jogador e vai o colocar como titular para a partida contra o Atlético-PR, neste sábado, no Maracanã. Após a lesão de Vitinho, o treinador pensou em escalar Berrío. Mas voltou atrás ao avaliar as circunstâncias do confronto. Por isso, o camisa 11 se prepara para uma noite de fortes emoções.

“Tenho certeza que vai passar muita coisa na cabeça. É descansar, trabalhar firme essa semana e me preparar para esse dia especial”, declarou Paquetá.

Foto: Gilvan de Souza
O dia especial citado pelo atleta vai sintetizar a grande temporada feita por ele. Um ano de protagonismo, titularidade consolidada e seleção brasileira. Não há como negar o ano de 2018 foi o melhor da carreira de Lucas Paquetá, até o momento. Mas, ao fim de todo relacionamento, fica a pergunta: Qual foi o legado do camisa 11 no Flamengo? O Esporte 24 Horas vai te responder.

Paquetá, virou exemplo

Primeiro, Lucas Paquetá se tornou símbolo na formação de jogador do Flamengo. Ao chegar ao clube, aos 8 anos, o jogador era avaliado com grande potencial técnico. Porém, ao longo dos anos seu um porte físico franzino e sua altura começaram a preocupar a diretoria. Nos jogos, o atleta não conseguia ganhar no corpo de seus adversários. O Rubro-negro esteve à beira de dispensar o camisa 11. Até que decidiram investir em um treinamento físico a parte. Demorou. Mas Paquetá saiu dos 1,53m e foi para 1,80m em três anos. Por isso, o jogador virou exemplo de como investir nos garotos da base.

“Paquetá sempre foi um talento desde pequeno, só que a maturação dele foi muito tardia. É um exemplo de que você realmente tem que segurar o atleta até o final. Nós, que estávamos ali dentro, tínhamos consciência do talento dele, mas sabíamos que de uma hora para outra iria estourar. Entrou para um grupo especial de atletas, com suplementação diferenciada e deu uma boa despontada”, analisou Carlos Noval, diretor de futebol do Flamengo.

Títulos

A evolução foi tanta que Lucas Paquetá virou referência no profissional rubro-negro. Mas, ainda assim, suas principais conquistas foram quando ainda tinha o status de promessa. Primeiro, a Copa São Paulo de Juniores, em 2016. Posteriormente, o Campeonato Carioca, em 2017. Aliás, o título na principal competição de base foi o trampolim na carreira do camisa 11. Junto do goleiro Thiago e do atacante Felipe Vizeu, Paquetá foi um dos destaques da campanha. Por isso, o jogador foi inserido de maneira imediata no profissional. Apesar de não ter conseguido grandes títulos no elenco principal, teve presença marcante em todas as competições disputadas pelo Rubro-negro.

Caixa cheio

O nível de apresentação foi tão alto que vários clubes europeus manifestaram interesse no atleta. Por fim, o Milan se saiu melhor. Aliás, o dinheiro que Lucas Paquetá vai levar aos cofres rubro-negros pode gerar vários outros legados ao clube. Ao todo, Flamengo vai receber cerca de R$ 106 milhões. No entanto, o dinheiro foi diluído em parcelas até 2021. Até o momento, o clube carioca já recebeu 15% do valor total da venda (5 milhões de euros). Além disso, a negociação envolve vários outros bônus a parte. Portanto, uma venda sustentável e muito proveitosa ao Flamengo.

Por fim, o dinheiro, os títulos e sua história ficaram marcados na memória rubro-negra. Assim como, seus gols, seus dribles e sua importância. Lucas Paquetá marcou uma era do clube. Um momento em que o Fla é cada vez mais sustentável e estruturado. Mas, ao mesmo tempo, mais exigido. A falta de grande títulos chateia, mas o orgulho de ver um menino sair da Gávea e fazer história na Europa já é alguma recompensa. Por isso, todo sucesso ao menino Paquetá!

Paquetá saiu dos 1,53m e foi para 1,80m em três anos. Por isso, o jogador virou exemplo de como investir nos garotos da base.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget