Projeto e consenso dentro do Flamengo seduzem Renato Gaúcho

GLOBO ESPORTE: Situação e oposição do Flamengo discordam em quase tudo no período pré-eleitoral, mas remam no mesmo sentido quando o assunto é treinador. Com proposta de renovação do Grêmio em mãos, Renato Gaúcho é o nome da vez para assumir o time em 2019

Renato e seu empresário Gerson Oldenburg foram procurados por membros das duas principais chapas que disputam a eleição presidencial na Gávea, em 8 de dezembro.

A sensação dos dirigentes rubro-negros é que Renato está seduzido a treinar o Flamengo. O treinador, no entanto, não fechará um acordo antes das eleições, a não ser que haja um alinhamento entre as chapas de Ricardo Lomba e Rodolfo Landim quanto ao acerto e contrato. Algo que, por ora, parece improvável, devido ao clima quente nos bastidores da disputa eleitoral.

Foto: Divulgação
Abel Braga era o nome mais cotado para assumir o Flamengo. Há mais de um mês o treinador foi procurado pelos candidatos e se mostrou inclinado a assumir em janeiro. As conversas, no entanto, estagnaram, a rejeição por parte da torcida pesou, e Renato tomou a dianteira na preferência dos dirigentes. Pesam a vontade da torcida e os mais de dois anos de sucesso no Grêmio.

A estadia do Grêmio ao longo da semana no Rio de Janeiro esquentou as conversas. Na oposição, por exemplo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, um dos nomes fortes da Chapa Roxa, é favorável ao acerto com Abel. Foi ele, inclusive, que se reuniu com o treinador em São Paulo. Mas não há de sua parte qualquer rejeição a Renato - nome de Rodolfo Landim. Marcos Bráz, futuro vice de futebol em caso de vitória do grupo, foi quem iniciou as conversas com Renato.

Ambos já abriram tratativas, mas não é uma situação simples. Apesar do sonho de treinar o Flamengo, Renato não pretende deixar o Grêmio por uma aventura no Rio de Janeiro. Até por isso planeja um contrato bem estruturado, de longo prazo. O Rubro-Negro também terá de abrir os cofres para ter o treinador. Um dos pontos que ainda precisam ser alinhados, por exemplo, é o contrato de Alexandre Mendes, auxiliar de Renato

Em abril, clube ofereceu mais de R$ 25 milhões a Renato e seu auxiliar por um contrato de dois anos. Oferta recusada na ocasião, uma vez que o treinador não quis deixar o Grêmio no meio da temporada, após a comoção pelo título gaúcho. Mas ficou balançado. A situação, que tem Ricardo Lomba como candidato, oferece um contrato semelhante agora, com um vínculo um pouco maior, de três anos.

Na última quarta, após derrota para o próprio Flamengo no Maracanã, Renato reiterou o sonho de treinar o Flamengo, mas não estabeleceu prazo e colocou o Grêmio como prioridade. O clube gaúcho está confiante na renovação.

No Flamengo, ninguém fala abertamente devido à remota chance de título brasileiro, a duas rodadas do fim da competição, e Dorival Júnior ainda é o técnico. Grêmio e Renato também estão envolvidos na busca por uma vaga no G-4. Um eventual título do Palmeiras neste domingo intensificaria as conversar ao longo da semana.

Demora incomoda o Grêmio

Sem revelar valores, a direção do Grêmio já entregou a primeira proposta para Renato. Com o discurso de que prefere priorizar a busca pelo G-4 antes de assinar, a demora causa certa incomodação dentro do Tricolor gaúcho. Até porque a espera abre brecha para o assédio de outros clubes, como o Flamengo.

O assunto é tratado a 700 chaves na Arena. Apenas o presidente Romildo Bolzan e o próprio Renato falam e tratam da renovação.

Publicamente, o Grêmio diz que “não há preocupação”. O clube mantém otimismo na renovação, para que Renato encerre o ciclo junto com o presidente Romildo em 2019. O Tricolor gaúcho não trata de plano B. O dirigente iria para Salvador, onde o time enfrenta o Vitória, para conversar com o treinador, mas não conseguiu viajar.

Renato não pretende deixar o Grêmio por uma aventura no Rio de Janeiro. Até por isso planeja um contrato bem estruturado, de longo prazo.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget