Flamengo termina ano frustrante com cenário indefinido para 2019

LANCE: A temporada chegou ao fim para o Flamengo e, por ora, não se sabe qual será deixado para o próximo ano do departamento de futebol. Afinal, os resultados esportivos não foram alcançados em 2018, há indefinições quanto ao comando técnico e elenco profissional que defenderá o Rubro-Negro a partir de janeiro.

As respostas começarão a ser dadas no próximo sábado, quando os sócios votarão na eleição, na Sede da Gávea, que definirá o mandatário do próximo triênio. Quatros chapas (Amarela, Branca, Rosa e Roxa) concorrem ao cargo e, a partir de segunda, o LANCE! publica entrevistas exclusivas com os candidatos.

Contratado para recolocar o Flamengo na disputa do título nacional  nas últimas 12 rodadas do Brasileirão, Dorival Júnior tem contrato encerrado no final do ano. Com o “fico” de Renato no Grêmio - até então, favorito das chapas mais cotadas para vencerem a eleição -, a permanência do técnico ganha força.

Foto: Andre Melo Andrade/Eleven
Após a derrota no Maracanã, Dorival deixou o futuro na Gávea em aberto.

- Eu deixo em aberto. Eu não sei o que vai acontecer. Que sejam felizes os dois candidatos (Ricardo Lomba e Rodolfo Landim), que disputem a eleição de forma limpa. E que seja o melhor para o Flamengo. Essa é a torcida de todos nós - comentou o comandante após a derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR.

Dorival assumiu o comando do time após a eliminação na Copa do Brasil, para o Corinthians, com os jogadores em viés de baixa e com a confiança abalada. Com o treinador, o Flamengo voltou a apresentar bom futebol e, em especial, alguns atletas subiram de desempenho: Willian Arão, Everton Ribeiro, Vitinho, Uribe...

A equipe não chegou a ameaçar o título palmeirense da reta final, muito por conta dos empates amargos contra São Paulo e Palmeiras, mas o retrospecto do Dorival Júnior foi positivo: sete vitórias, três empates, duas derrotas e vice-campeonato do Brasileirão, com direito à vaga direta para a fase de grupos da Libertadores do  ano que vem.  Resta saber se Dorival ainda estará na Gávea.

ELENCO PASSARÁ POR MUDANÇAS

Se a manutenção da comissão técnica de Dorival Júnior para 2019 ainda é uma incógnita, a certeza de que o elenco profissional passará por mudanças existe. A começar pela saída de Lucas Paquetá, vendido ao Milan, da Itália. Uma das missões da próxima diretoria será encontrar o substituto do camisa 11, autor de 12 gols (vice-artilheiro do Rubro-Negro) e sete assistências na temporada.

Ainda há os casos de Geuvânio e Marlos, cujos empréstimos chegam ao fim em 31 de dezembro. Como os atacantes não corresponderam às expectativas, suas permanência para 2019 são improváveis. O primeiro tem vínculo com o chinês Tianjin Quanjian, enquanto o colombiano pertence ao Manchester City (ING).

Mesmo em caso de vitória da chapa de situação, do candidato e atual VP de futebol Ricardo Lomba, a tendência é de mais mudanças. Em 2018, a posição de centroavante e as laterais foram problemáticas para o Rubro-Negro. Há a expectativa de melhora no setor ofensivo com a adaptação de Vitinho e Uribe, contratados com o segundo semestre em andamento. Os dois seguem no Fla.

Por fim, as situações dos "Diegos". Um dos nomes mais experientes do elenco e entre as principais contratações dos últimos anos, Diego Alves termina 2018 afastado do grupo. O camisa 1 sofreu lesão no joelho direito, mas cometeu ato de indisciplina após ser mantido como reserva por Dorival Júnior. O goleiro tem contrato até 2020 e não teria dificuldades de se recolocar no mercado nacional.

O meia Diego, por sua vez, tem contrato até julho com o Flamengo, podendo assinar um pré-contrato com outra equipe a partir de janeiro. O camisa 10 se diz feliz no clube da Gávea, o qual trata como prioridade, mas revelou que seu empresário foi procurado e recebeu propostas de outras equipes brasileiros.

EQUIPE SE REAPRESENTA PARA A FLORIDA CUP

Os jogadores entraram de férias após a partida contra o Atlético-PR. A data da reapresentação ainda não foi divulgada pelo Flamengo, mas o próximo compromisso rubro-negro já está marcado: dia 10 de janeiro, em Orlando, estreia da Florida Cup diante do Ajax, da Holanda. No dia 12, o Fla enfrenta o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, na torneio de pré-temporada em 2019.

Se a manutenção da comissão técnica de Dorival Júnior para 2019 ainda é uma incógnita, a certeza de que o elenco passará por mudanças existe.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget