Noite de muitos testes e poucas surpresas para o Flamengo

ESPN FC: Por João Luis Jr

Por mais que o “Choque de Cultura” seja um programa sobre cultura e não sobre esportes, talvez a melhor maneira de descrever o empate em 2x2 entre Flamengo e Ajax nessa quinta-feira seja usando uma frase típica de Rogerinho de Ingá. Afinal, se você achou que no primeiro jogo de 2019 você veria um time do Flamengo muito diferente daquele que terminou o Brasileirão de 2018 você achou errado, otário.

Porque se os jogadores eram os mesmos, o período de treinamento foi mínimo e Abel Braga é proibido pelas normas da FIFA de utilizar feitiçaria nos atletas, é claro que os problemas que veríamos agora seriam os mesmos que vimos ano passado. O Flamengo segue sem ter laterais de confiança e as beiras do campo são verdadeiros pastos onde as jogadas vão para morrer? Com toda certeza. A defesa segue tendo imensa dificuldade de acompanhar qualquer tipo de movimentação, como se tivesse sido treinada observando partidas de totó e qualquer jogador que caminhe pra frente oferecesse um desafio cognitivo incompreensível? Obviamente.

Jogadores do Flamengo comemorando vitória sobre o Ajax - Foto: Alexandre Vidal
Mas se durante grande parte da partida o que se viu foi um Flamengo com os mesmos defeitos da temporada passada, também houve espaço para alguns jogadores mostrarem que estão sonhando com um 2019 melhor. Primeiro Uribe, o colombiano que, com a chegada de Gabigol e a simpatia de Abel por Henrique Dourado, corre o risco real de se tornar a terceira opção no ataque, mas começou sua trajetória com o novo treinador deixando esse ótimo cartão de visitas chamado “dois gols em 45 minutos”.

Depois Diego Alves, que reintegrado ao elenco após a confusão do ano passado, se aproveitou do fato de que nem a zona do euro oferece um trânsito tão livre a holandeses quanto a zaga do Flamengo para realizar várias belas defesas, algumas delas de extrema dificuldade, e deixar claro que começa o ano como titular absoluto do gol rubro-negro. Ou ao menos titular absoluto até acontecer alguma série bizarra de eventos que torne César novamente titular da equipe, como aconteceu nos últimos dois anos.

Mas se a partida não serviu para apresentar grandes surpresas na escalação inicial ou na parte tática, ela serviu para dar oportunidades para reservas pouco utilizados (Trauco), jovens da base (Dantas, Ronaldo, Thiago Santos, Jean Lucas, Vitor Gabriel) e estrear contratações (Rodrigo Caio, que em sua primeira partida já esbanjou ética ao impedir que Piris da Motta tentasse demonstrar seu comprometimento assassinando um holandês já durante a pré-temporada), dando a entender que Abel Braga realmente quer dar oportunidades para o máximo possível de jogadores, até mesmo para aqueles que não merecem. Sim, Pará, estou falando de você.

Por fim a vitória nos pênaltis contra a equipe holandesa cumpriu sua função: começar o processo de entrosar e dar ritmo ao time na temporada e reforçar a necessidade de buscar logo nomes para os setores mais fragilizados do plantel. Contra o Ajax ficou claro que temos um ataque com potencial e vários jovens promissores para esse ano? Com certeza. Mas ficou óbvio também que Rafinha e Jorge não só precisam chegar logo como o mais adequado seria o Flamengo investir alguns milhões numa máquina do tempo para que eles chegassem ainda em 2017? Absolutamente.

Cabe agora ao treinador realizar a observações necessárias e ao clube seguir seu processo de reforçar as posições carentes para que tenhamos um elenco mais completo e equilibrado do que no ano passado. Afinal, começamos a temporada com o pé direito e seria excelente se conseguíssemos terminar o ano nesse mesmo tom.

Afinal, começamos a temporada com o pé direito e seria excelente se conseguíssemos terminar o ano nesse mesmo tom.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget