![]() |
Foto: Jorge Natan |
GLOBO ESPORTE: Não foi o sucesso de público que os organizadores esperavam, mas a presença de Ronaldinho Gaúcho em Las Vegas gerou furor nos torcedores que foram ao estádio Sam Boyd para ver o amistoso entre Miami United e Las Vegas City neste sábado: o pentacampeão atuou os 45 minutos do primeiro tempo, mas não conseguiu retornar para a segunda etapa por causa da invasão do campo por fãs que queriam encontrá-lo. Sem o R10 após o intervalo, Adriano balançou a rede de pênalti e ajudou o clube da Flórida a vencer por 3 a 1 o time treinado por Valdir Espinosa – e o Imperador ainda encerrou um jejum de dois anos sem fazer um gol.
O jogo marcou o retorno de Adriano ao Miami United após ter passado nove dias no Rio de Janeiro. O Imperador estreou com derrota pelo time no último dia 1º com derrota de 5 a 0 para o Miami Fusion, na primeira rodada da National Premier Soccer League (NPSL, equivalente à Quarta Divisão do país), e logo em seguida embarcou para o Brasil, pegando a diretoria e os companheiros de surpresa. A viagem gerou dúvidas sobre a permanência do atacante até o fim do seu contrato – março de 2017 -, mas ao retornar aos EUA o jogador garantiu que pretende continuar no Miami United.
Já Ronaldinho Gaúcho assinou com o Las Vegas apenas para a disputa deste amistoso. O presidente do clube, o brasileiro Marcio Granada, afirmou que sonha contar com o pentacampeão na temporada e o ex-camisa 10 do Barcelona não descartou a hipótese. Ronaldinho está sem clube desde setembro de 2015, quando rescindiu com o Fluminense. Fundado em janeiro deste ano, o Las Vegas City faz parte da United Premier Soccer League (UPSL), considerada a Quinta Divisão. Nos EUA, as ligas são independentes e não há rebaixamento ou promoção entre elas. Para a federação, a Major League Soccer (MLS) é o equivalente à Primeira Divisão, seguida pela North American Soccer League (NASL) e United Soccer League (USL). Para mudar de campeonato, os clubes, que funcionam como franquias, têm que pagar pela inscrição e atender a uma série de requisitos de acordo com o nível da liga.
RONALDINHO É O PREFERIDO DOS FÃS
Apesar de ser Adriano quem tem um contrato para jogar a temporada nos Estados Unidos, a torcida local estava mais interessada em ver Ronaldinho Gaúcho de perto. A maioria do público era de latinos – muitos mexicanos, por exemplo – e a preferência pelo ídolo do Barcelona ficou clara a cada toque do craque.
Mas o primeiro ídolo brasileiro a chutar a bola já pendurou a chuteira há muito tempo: Zico. Pai do diretor de futebol do Las Vegas City, Junior Coimbra, o Galinho deu o pontapé inicial da partida no estádio Sam Boyd. O ex-meia Alex, que também chegou a confirmar presença no amistoso, acabou não comparecendo – segundo Granada, Alex será convidado para outro evento pelo clube no futuro.
Ronaldinho teve sua chance de marcar no primeiro tempo, quando o Las Vegas conseguiu um pênalti a seu favor. Mas o craque não quis cobrar e deixou para Michael, que abriu o placar para os donos da casa. Ainda na etapa inicial, o brasileiro Camacho empatou para o Miami United.
Desde que saiu do Fluminense, Ronaldinho tem se especializado em participar de jogos amistosos como convidado especial. Para retribuir o carinho da torcida, o craque exibe em campo um festival de dribles e jogadas de efeito. Não foi diferente em Las Vegas. Em cada lance, o atleta revelado pelo Grêmio tentava dar um toque diferente para arrancar aplausos.
O carisma do pentacampeão foi colocado à prova no intervalo. Ronaldinho chegou a voltar ao campo campo com o Las Vegas City depois do primeiro tempo, mas acabou tendo que retornar ao vestiário porque dezenas de torcedores invadiram o gramado para tentar um contato com o ídolo. Após alguns minutos de espera, a partida recomeçou sem Ronaldinho, que foi substituído por Valdir Espinosa.
Única estrela em campo no segundo tempo, Adriano deixou sua marca, de pênalti, e garantiu a vitória do Miami United por 2 a 1. Foi o primeiro gol do Imperador desde abril de 2014, quando havia marcado pelo Atlético-PR. Aos 27 minutos, o atacante foi substituído e deixou o gramado. Nos minutos finais, o Miami fez o terceiro. Era o fim do “Duelo de Titãs”, como foi apelidado o amistoso pelos organizadores, com vitória do Imperador sobre o amigo gaúcho.