![]() |
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo |
SPORTV: O Flamengo está fora da Copa do Brasil de 2016. Nesta quarta-feira, o time comandado por Jayme de Almeida perdeu para Fortaleza por 2 a 1 e não conseguiu reverter o placar dos cearenses, que venceram no Castelão pelo mesmo placar. Comentarista do SporTV, Edinho criticou o desempenho da equipe carioca e viu desentrosamento em campo. De acordo com o ex-jogador, a desorganização do Rubro-Negro foi percebida em campo, principalmente, na falta de coletividade e jogadas trabalhadas.
– Já no jogo de ida, vimos a dificuldade que o Flamengo tem em penetrar uma defesa muito fechada e compacta, como essa do Fortaleza. Hoje (quarta) não deu nada certo, todos os jogadores querendo decidir as jogadas por si só, a equipe desentrosada, sem nenhuma noção de tentar envolver e entrar no espaço adversário. Ao contrário, deu espaço para o Fortaleza, que veio com a proposta de se fechar, dar a responsabilidade do jogo à equipe do Flamengo, que em nenhum momento conseguiu, realmente, ter o domínio da partida. A estratégia que prevaleceu hoje foi a tática do Fortaleza, que jogou com o regulamento: bem fechadinho, procurando o gol, conseguiu logo no início e, depois, deu para o Flamengo a responsabilidade, que não conseguiu assumir. Em nenhum momento conseguiu entrar de maneira tranquila e envolvente na defesa adversária – analisou.
Sem Guerrero, que desfalcou o time por problemas musculares, Edinho percebeu que a estratégia adotada pela equipe rubro-negra foi errada. O ex-jogador viu o Flamengo insistindo em cruzamento na área.
– Quando você tem a pressão do jogo, a torcida pressionando e tendo que ganhar a partida, você se desfaz da bola. O que eu entendi hoje foi que o Rodinei todo tempo se desfez da bola, colocando a bola na área de qualquer maneira e, logicamente, sem o Guerrero. Dos jogos que a gente tem feito do Flamengo, as bolas não são alçadas quando o Guerrero está na área. Quer dizer, hoje, a estratégia desses jogadores foi totalmente equivocada – afirmou.
O Flamengo volta a jogar no próximo domingo contra o Grêmio, às 16h (de Brasília), em Porto Alegre. O time carioca estreou no Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Sport.