![]() |
Foto: Divulgação e Estadão Conteúdo |
BAND: O Campeonato Brasileiro começou neste sábado e só termina no longínquo 4 de dezembro. Longo e desgastante, o Brasileirão impõe aos 20 clubes uma rotina de lesões e convocações para seleções, fora a janela de transferências internacionais, que levam jogadores importantes dos elencos. Com isso, os times terão de apostar nas joias da base para dar conta do recado ao longo da competição.
Confira agora alguns dos nomes mais promissores que podem se destacar no decorrer da competição.
A lista preparada pelo Portal da Band contém jogadores sub-20 que nunca disputaram o Campeonato Brasileiro da Serie A, ou que jogaram menos de cinco partidas no ano passado.
Lucas Fernandes (São Paulo)
Um dos principais nomes da nova safra de jogadores do clube, o meia de 18 anos é apontado com o futuro camisa 10 do tricolor paulista e cotado inclusive para suceder Paulo Henrique Ganso. Foi destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior e campeão de três torneios de base em menos de um ano – o ultimo deles foi a Copa Libertadores sub-20. Nela, foi capitão e fez o gol do título. Lucas jogou algumas partidas do Paulistão e agradou o técnico argentino Bauza. Por conta disso, é bem provável que tenha novas oportunidades no Campeonato Brasileiro.
Yan Petter (Internacional)
Depois de uma Copinha excepcional, o atacante de 20 anos encantou o técnico Argel nos treinos da equipe profissional. O treinador encontrou em Yan o que precisava: um jogador potente, que busca a meta e goleador. E é nesse perfil que Yan Petter busca encantar também os torcedores colorados. O jovem que foi aproveitado algumas vezes no Gauchão poderá mostrar seu trabalho no Campeonato Brasileiro.
Fernando Medeiros (Santos)
Após passagem rápida pelo time sub-23, o volante Fernando Medeiros é uma das promessas do Peixe para 2016. O segundo volante de 19 anos conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014 como camisa 10 e referência do elenco. Apesar disso, teve alguns problemas na transição da base para o profissional e foi efetivado no elenco principal no final de 2015. O bom passe e a visão de jogo fazem de Fernando um polivalente, podendo jogar como articulador ou volante.
Maycon (Corinthians)
Neste ano, Maycon mostrou muita personalidade ao substituir o lesionado Elias na Copa Libertadores. Grande destaque do vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o jogador é muito inteligente taticamente. Isso, atrelado ao poder de marcação e a transição rápida de jogadas sempre em diagonal, fazem do jogador um dos queridinhos do técnico Tite. Com a chegada de alguns reforços, o atleta viu seu espaço fechar um pouco no elenco, mas com algumas baixas por lesão e convocações podem fazer dele um jogador muito utilizado no Brasileirão. Uma prova da moral de Maycon no clube foi ter sido um dos garotos-propaganda do lançamento da nova camisa.
Felipe Vizeu (Flamengo)
Pilar no conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior desse ano, Felipe foi considerado artilheiro e melhor jogador do torneio. O centroavante de 19 anos foi rapidamente para o profissional e não decepcionou: no Campeonato Carioca realizou sete partidas com três gols marcados. O jogador é um goleador nato, sabe fazer o pivô, tem qualidade nos chutes de média e longa distância, além de uma boa presença de área. Apesar de ser banco do peruano Paolo Guerrero, Felipe Vizeu é a grande aposta do rubro negro carioca para 2016.
Róger Guedes (Palmeiras)
Oriundo do Criciúma, Róger Guedes entrou muito bem no elenco palmeirense. Nos dois jogos que realizou, conseguiu mostrar seu estilo dinâmico. É um atleta que gosta de explorar as laterais dos adversários, sempre buscando companheiros para tabelar e infiltrando por dentro na busca do ultimo passe. Joga como meia-atacante ou atacante pelos lados. Com a lesão de Dudu, o gaúcho é um dos favoritos a formar o trio de ataque com Gabriel Jesus e Lucas Barrios.
Lincoln (Grêmio)
O técnico Roger Carvalho não brincou quando disse que integraria muitos jovens das categorias da base para o profissional. O surpreendente volante Lincoln, de apenas 17 anos, foi a grande surpresa de 2016 para o torcedor gremista. Rápido, com forte marcação e bem habilidoso, o jovem chamou a responsabilidade em jogos do Gauchão, e na Libertadores fez o gol do empate no ultimo minuto contra o San Lorenzo. É um dos mais preparados para o Brasileirão e grande favorito para ser a revelação de 2016.