![]() |
Foto: Gilvan de Souza |
EXTRA GLOBO: Pego de surpresa com um mal súbito sofrido pelo técnico Muricy Ramalho, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, 21h45, em partida decisiva pela Copa do Brasil. Sem o treinador à beira do campo após apresentar um quadro de arritmia cardíaca antes do treino desta terça-feira, em sua casa, a equipe rubro-negra precisa reverter o placar adverso do jogo de ida contra os cearenses (2 a 1), e vencer por 1 a 0 para seguir adiante na terceira fase da competição.
O desafio do técnico é ainda maior. Precisa apresentar uma estabilidade nos batimentos cardíacos para voltar a comandar o time, ainda sem data definida. Há o temor crescente que, por pressão familiar, Muricy se retire novamente da função, o que deixaria o Flamengo sem técnico no Campeonato Brasileiro. Mas o treinador já avisou em conversas informais que segunda-feira estará no Ninho do Urubu. Na terça-feira, após se sentir mal, Muricy chamou o médico do clube, Márcio Tannure, que o encaminhou ao hospital. Após ser medicado e ter o quadro revertido, o treinador ficou em observação e será reavaliado hoje.
– O Muricy entrou em contato na hora do almoço, disse que não estava se sentindo bem. Avaliei e vi que ele estava com ritmo cardíaco irregular. Fizeram uma bateria de exames, foi diagnosticada uma arritmia, mesmo problema que teve em São Paulo, amanhã vai ser reavaliado para ver se terá alta ou se precisará ser feito outro exame para definirmos a melhor conduta dele – esclareceu o médico do Flamengo.
O substituto de Muricy no campo de Volta Redonda deve ser o auxiliar Tata. Jayme de Almeida também é auxiliar técnico, mas tem acompanhado o treinador mais de longe, e observado jogos de adversários. Fiel companheiro de Muricy, Tata já conversou com o treinador ao telefone ontem para receber instruções. Em São Paulo, o treinador já havia tido outros problemas de saúde, como uma diverticulite. Desde que chegou ao Flamengo, Muricy faz acompanhamento médico, realiza exercícios quase que diários, inclusive no intervalo dos treinamentos, e revelou que tem um ritmo de vida mais sereno.
Em campo, o Flamengo deve repetir a escalação da estreia do Brasileiro, com Everton e Emerson Sheik entre os titulares. Depois do jogo com o Sport, o time sequer treinou, apenas se recuperando da partida. O jovem Léo Duarte reedita a dupla com Juan depois da saída repentina de Wallace. A diretoria segue atrás de zagueiros. Juninho, do Coritiba, ficou mais difícil, após interesse de clubes estrangeiros e do Grêmio.