![]() |
Foto: Raphael Zarko |
GLOBO ESPORTE: O bom e velho Muricy está de volta. Pelo menos foi assim na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. O treinador do Flamengo mostrou-se satisfeito com a vitória por 1 a 0 sobre o Sport na estreia, que teve um expulso no início do segundo tempo. Não que o time dele tenha apresentado grande futebol, nada disso. Até porque passou longe disso. Mas o recado foi claro. Para Muricy, o Flamengo, até hoje, era um time que jogava para frente e dava muitos espaços.
– Nós fomos ousados em muitos jogos e perdemos todos. Todo mundo acha bonito como o Flamengo joga, e jogam nos nossos erros. Agora não. Agora vamos jogar para ganhar – disse o treinador.
Pragmático, o treinador contou que Wallace pediu para sair e não lamentou – “se quiser, pode ir embora, não tem esse negócio que vou ficar chateado” -, preferindo enaltecer a boa atuação de Léo Duarte. Evitou comentar outra atuação bem abaixo da capacidade de Guerrero e afirmou que o peruano só saiu porque tinha cartão amarelo e podia ser expulso. O jogador saiu esbravejando e chegou a responder torcedores que o vaiavam e xingavam na saída de campo. Aliviado com a vitória – a última havia sido contra o Confiança na Copa do Brasil, há quase um mês -, Muricy deixou claro que a postura do Flamengo agora é outra.
Confira mais tópicos da entrevista de Muricy
JOGO
Fizemos bom primeiro tempo, quando estava 11 contra 11. Depois, com um a menos, eles ficaram atrás da bola, mas tivemos oportunidade para fazer mais. Teve também a ansiedade de ganhar o jogo, mas Brasileiro é assim, tem que iniciar bem. Nós tivemos o controle do jogo no segundo tempo. Poderíamos ter vitória mais fácil. Mas para começar está bom. Foi uma vitória importante. Eles jogaram forte, arriscaram pouco, mas futebol às vezes tem que ter a posse de bola. Estamos aprendendo a jogar. Hoje estávamos bem juntos. O Paulo Victor quase não jogou.
WALLACE
Depois sou o cara que parece que sou bravo. Mas sou democrata. Cara que não quiser pode ir embora, não tem problema. Ele escolheu esse caminho, está certo, pode ir… Não tem negócio de ficar chateado. Tomamos uma decisão, não aconteceu mais nada.
LÉO DUARTE
Foi bem pela dificuldade. Estava concentrado de última hora. Muita tranquilidade para o que faz no treinamento. Não tinha receio, foi muito seguro. Conversei com junta para orientar o menino. Experiência muito grande. Foi muito bem.
EVERTON E EDERSON
Treinou bem. Claro que a gente não sabia até onde ia aguentar. Mas fez bem os dois lados. Tivemos que mudar o esquema no primeiro tempo ainda. Duas linhas de quatro, com Guerrero e Sheik na frente. Joga (Ederson) em todos os lados, esquerdo ou direito. Guerrero estava a ponto de ser expulso. A gente sabe como é. Cada vez que ele perde a bola… Não posso perder um jogador desse nível. Conversei com o Ederson há um tempo. Guerrero deve ficar afastado por causa da Copa América. No início da carreira, jogou nessa posição. Não é de força, mas tem mobilidade, inteligência e cabeceia bem. Tem fundamentos para estar ali. Quando Guerrero não estiver, ele vai jogar ali.
MUDANÇA
Gosto de ter outra forma, mas treinada para não mexer muito na maneira de jogar. Treinamos essas duas formas. Hoje começamos com duas linhas de quatro. Começou dando certo. Sheik confundiu a marcação. Depois começaram a dominar e voltamos no 4-1, porque o Diego estava flutuando nas costas do volante. Cuéllar encostou nele, dividiu marcação com o volante. Rithely estava sozinho, não sofreu de novo. Tem que ter essa variação. Se espera para o vestiário para fazer a mudança. É perigoso, coisa treinada. Não dá para fazer sem treino.
CIRINO
Ele realmente tem histórico de por fogo no jogo. Aberto, velocista, criou oportunidades. Duas. Forte dele. Tem que ter cara que faz isso. Gosto de beisebol. Tem cara que atira a bola, o cara que aguenta. Várias vezes tem o cara que fecha. E só fecha o jogo. Contratado para isso porquê não tem braço forte. Ele era o cara pra mudar o sistema de jogo.
VENCER NO INÍCIO
Tinha pecado grande. Flamengo é grande demais. Jogadores se sentem pressionados por estar atacando o tempo todo. Arão se infiltra pelo lado direito; Cuéllar estava sofrendo demais. Arão na direita, Mancuello na esquerda. Tem que corrigir onde tem problema. Setor de meio, corrigimos bem. No caso de hoje, precisava ganhar. Vitória para arrancar bem. Tem que arrancar bem. Expliquei para eles. Tenho experiência nesse campeonato. Não se pode falar que vai ganhar no fim e no meio. Tem que ganhar no começo também. Não se recupera depois. Vitória era fundamental. E treinar com isso na cabeça. Estavam muito conscientes do que estavam fazendo. Não se arriscou. Gosto como eles, do filé mignon. Mas tem hora que tem que comer a carne dura.