TRIVELA: A imagem de Petkovic de braços abertos, correndo pelo gramado do Maracanã, ficou para sempre cravada na memória dos rubro-negros. O golaço de falta que o sérvio marcou, aos 43 minutos do segundo tempo da partida final do Campeonato Carioca de 2001, completa 15 anos nesta sexta-feira. E segue tão bonito e tão importante quanto no momento em que ele foi marcado.
Petkovic já havia aprontado no jogo de ida, quando fez o único gol do Flamengo na derrota por 2 a 1 para o Vasco. Na volta, o endiabrado foi Edílson, que marcou duas vezes. Mas Juninho Paulista também havia ido às redes, e o Flamengo ainda precisava de um gol para conquistar o quarto tricampeonato da sua história.
A minutos do fim do jogo, Edílson sofreu uma falta, alguns metros para dentro da intermediária. O narrador da Globo, Luis Roberto, falou que Beto geralmente cobrava as infrações daquele local, mas o único que estava na bola era Petkovic. O chute fez uma curva por fora da barreira e entrou magistralmente no ângulo de Hélton.
Lance histórico, gol maravilhoso. Petkovic classifica-o como o mais importante e mais bonito da sua vida. O gol que mudou a carreira do sérvio, que naquele momento ainda tinha pouco de tempo de futebol brasileiro e de Flamengo.
E se você acha que foi por acaso, Petkovic acertou de primeira quando reconstituiu o lance para o Esporte Espetacular (um pouco mais à frente do que a cobrança original, é verdade).
Por: Bruno Bonsanti