![]() |
Foto: MONTAGEM/ESPN |
ESPN: A Copa América Centenário nos Estados Unidos começa apenas no próximo dia 3 de junho, mas a preocupação das equipes brasileiras que vão perder atletas para as seleções já começou. E engana-se quem pensa que o time de Dunga é quem mais vai causar desfalques. Serão ao todo 13 atletas, podendo ser 15, que não estarão em seus times durante o Brasileirão.
Quem mais causará dor de cabeça para os times brasileiros são as seleções sul-americanas, que vão desfalacar mais do que o selecionado nacional. Ao todo, são sete estrangeiros – que podem ser nove – convocados contra seis atletas que nasceram e atuam por aqui e vão defender o time de Dunga.
No Brasil, os selecionados foram: Rodrigo Caio, do São Paulo, Elias, do Corinthians, Douglas Santos, do Atlético Mineiro e o trio santista formado por Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabigol.
Nas seleções sul-americanas, os convocados foram: Mena, lateral-esquerdo do São Paulo, Balbuena, zagueiro do Corinthians, Guerrero, atacante do Flamengo, Martín Silva, goleiro do Vasco, Bolaños, do Grêmio, Erazo e Cazares do Atlético Mineiro.
E o número pode ser ainda maior. Isto porque Cuéllar, meia do Flamengo, está em uma pré-lista de convocados da seleção colombiana e pode ser mais um nome na competição. A convocação final da Colômbia sairá no dia 23 deste mês. Ela ainda conta o zagueiro Yerry Mina, que foi contratado pelo Palmeiras mas só irá se juntar ao elenco depois do torneio continental.
César Gonzalez, que fez apenas dois jogos pelo Coritiba, é outro está em uma pré-lista da seleção venezuelana, no entanto, pediu dispensa para se dedicar ao novo clube.
Um nome que não foi chamado, mas certamente estaria na lista é o de Lucas Barrios. O atacante do Palmeiras pediu dispensa da seleção paraguaia para poder se dedicar ao clube paulista.
Dentre as seleções, o Equador, com três nomes, é aquela que mais vai “roubar” jogadores do Campeonato Brasileiro: Erazo, Cazares e Bolaños. Todas as outras seleções não passaram de um atleta. Peru com Guerrero, Uruguai com Martín Silva, Paraguai com Balbuena e Chile com Mena.
Vale ressaltar as seleções que não tiveram atletas atuando no Brasil em sua convocação. A Argentina, que deve divulgar hoje sua lista, muito provavelmente não terá atletas presentes atuando aqui. A Bolívia também não teve representantes atuando em solo brasileiro.
A Copa América Centenário será disputada a partir do próximo dia 3 de junho nos Estados Unidos. O Brasil está no Grupo B ao lado de Equador, Haiti e Peru. A estreia será contra os equatorianos em um sábado, dia 4, às 20h30 (de Brasília).
Veja os atletas que atuam no Brasileirão e que foram convocados por suas seleções:
Brasil: Rodrigo Caio (São Paulo), Elias (Corinthians), Douglas Santos (Atlético-MG), Lucas Lima (Santos), Ricardo Oliveira (Santos) e Gabigol (Santos)
Equador: Bolaños (Grêmio), Cazares (Atlético-MG) e Erazo (Atlético-MG)
Chile: Mena (São Paulo)
Uruguai: Martín Silva (Vasco)
Peru: Guerrero (Flamengo)
Paraguai: Balbuena (Corinthians)
Colômbia: Cuéllar (Flamengo) e Mina (Palmeiras)*
*Estão em uma pré-lista e ainda não estão garantidos na Copa América