![]() |
Foto: Agência O Globo |
GLOBO ESPORTE: Os maus resultados nas duas primeiras competições do ano criaram sobre o Flamengo uma responsabilidade ainda maior por uma boa estreia no Campeonato Brasileiro. E 2016 será, portanto, uma grande oportunidade para o Flamengo minimizar uma incômoda estatística a partir deste sábado, contra o Sport, em Volta Redonda. Na era dos pontos corridos, que começou em 2003, o Rubro-Negro conseguiu em apenas duas oportunidades vencer na primeira rodada da competição. A última delas, em 2011. Foram ainda sete empates e quatro derrotas.
Em sua estreia no Brasileirão de cinco anos atrás, o Flamengo atropelou o Avaí com uma goleada por 4 a 0. Ronaldinho, Thiago Neves, Botinelli e Diego Maurício marcaram os gols da partida disputada em Macaé. O outro triunfo do Rubro-Negro na primeira rodada dos pontos corridos ocorreu em 2008, quando fez 3 a 1 no Santos no Maracanã, com gols de Marcinho, Ibson e do lateral-esquerdo Juan.
No entanto, em suas 45 participações no Campeonato Brasileiro, desde 1971, o Flamengo tem 17 vitórias, 17 empates e 11 derrotas na primeira rodada. Nos seis anos em que foi campeão, o Rubro-Negro estreou com três vitórias (1980, 82 e 83), um empate (1992) e duas derrotas (1987 e 2009). Na última temporada, o Flamengo estreou no Brasileiro com derrota por 2 a 1 para o São Paulo, no Morumbi. Na ocasião, o Tricolor paulista foi dirigido pelo auxiliar Milton Cruz, substituto de Muricy Ramalho, que havia deixado o clube por questão de saúde.
Agora à frente do Rubro-Negro, o técnico quatro vezes campeão brasileiro (2006/2008 e 2010) destacou a importância de uma boa estreia e, por isso, convocou a torcida para ir neste sábado ao Estádio Raulino de Oliveira.
– É sempre importante estrear no Campeonato Brasileiro com vitória. Por isso é fundamental o apoio da nossa torcida, e o nosso campo vai ser Volta Redonda, onde pode se fazer uma pressão – destacou o treinador.