• Últimas
O que mudou no Flamengo?

O que mudou no Flamengo?

25 de junho de 2016
Cebolinha trata volta à seleção como consequência: “Sonho é vestir a camisa do Flamengo”

Botafogo nega interesse em Everton Cebolinha, do Flamengo

6 de fevereiro de 2023
“Pra mim, o Flamengo vai ser bicampeão do mundo”, diz Neto

“Pra mim, o Flamengo vai ser bicampeão do mundo”, diz Neto

6 de fevereiro de 2023
Botafogo leva clássico contra o Flamengo para o Mané Garrincha

Botafogo leva clássico contra o Flamengo para o Mané Garrincha

6 de fevereiro de 2023
Thiago Fernandes, do Flamengo, é monitorado por clube americano

Flamengo acerta o empréstimo de Thiaguinho ao CSA

6 de fevereiro de 2023
Mundial: Al-Hilal tem 7 desfalques para enfrentar o Flamengo

Mundial: Al-Hilal tem 7 desfalques para enfrentar o Flamengo

6 de fevereiro de 2023
Flamengo fica com R$ 5 milhões por vice da Supercopa 2023

Vitor Pereira diz gostar de pressão por títulos no Flamengo: “Nos incendeia por dentro”

6 de fevereiro de 2023
David Luiz revela frustração no Chelsea após perda do Mundial em 2012

David Luiz revela frustração no Chelsea após perda do Mundial em 2012

6 de fevereiro de 2023
Matheuzinho aprova atuação como meia

Matheuzinho tem números superiores aos de Varela em 2023

6 de fevereiro de 2023
Quem deve renovar ou deixar o Flamengo para 2023

Após deixar o Flamengo, Diego Alves acerta com o Celta de Vigo

6 de fevereiro de 2023
  • Contato
  • Política de Privacidade
segunda-feira, 6 fevereiro, 2023
Fla Resenha
  • Home
  • Basquete
  • Blogs
  • Esporte Bet Pré Aposta
  • Finanças
  • JohnnyBet
  • Videos
  • Vai-e-Vem
Nada encontrato
Ver todos os resultados
Nada encontrato
Ver todos os resultados
Home Blogs

O que mudou no Flamengo?

Zé Ricardo manteve os pontas do Flamengo, mas rapidamente viu que não havia futuro brilhante no 4-3-3.

25 de junho de 2016
0
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

DOENTES POR FUTEBOL: Sim, é apenas a décima rodada de trinta e oito de um dificílimo e equilibrado (ainda que, às vezes, nivelado por baixo) campeonato de pontos corridos. Mas se a mudança do Flamengo 2015 para o de 2016 já era evidente, mesmo com os péssimos resultados do primeiro semestre, o time rubro-negro que começou o ano nas mãos de Muricy Ramalho já demonstra clara mudança, para melhor, sob o comando de Zé Ricardo.

E, ainda que digam que os resultados só vem acontecendo por conta da fraqueza de determinados adversários, é sempre bom lembrar que é o mesmo time que neste ano perdeu para Volta Redonda, Confiança, Vasco e Fortaleza… E que no ano passado perdeu pontos para praticamente TODOS os times da segunda página da tabela.

Leiatambém:

Arrascaeta é o jogador com mais assistências no mundo em 2022

Fase de Arrascaeta é problema maior que Vidal no Flamengo

2 de fevereiro de 2023
Gabigol diz que Flamengo merecia vencer o Palmeiras: “Fomos melhores em todos os momentos”

Flamengo tem dois grandes desafios contra o Palmeiras

27 de janeiro de 2023
Flamengo quer bater recorde de premiações em 2023

Crise no Real Madrid, sonho do Flamengo

17 de janeiro de 2023
Impressões iniciais indicam Vitor Pereira seguindo Jorge Jesus

Impressões iniciais indicam Vitor Pereira seguindo Jorge Jesus

16 de janeiro de 2023
Flamengo não está pronto para o desconforto, inclusive com a arbitragem

André Rocha: Fluminense é o favorito ao título do Carioca 2023

15 de janeiro de 2023
Sem Quintero, Matheus Pereira pode ser alternativa para o Flamengo

Sem Quintero, Matheus Pereira pode ser alternativa para o Flamengo

11 de janeiro de 2023
Carregar Mais

No brasileirão de pontos corridos, o pior mesmo é perder para adversários teoricamente mais fracos. De modo que ganhar sempre será o melhor negócio. Jogando bem ou mal.

Analisemos os fatores que estão colaborando para transformar o Flamengo. O resto é euforia da qual o torcedor possui todo o sagrado direito de desfrutar.

1) Alex Muralha

Ele gosta de Rock, possui um Opala customizado, um apelido ousado para um goleiro, um corte de cabelo de gosto duvidoso, barba, uma esposa que foi alçada ao posto de musa da torcida, humildade e é, desde a época de Figueirense, uma das melhores promessas no gol do futebol brasileiro. Muralha é uma combinação peculiar. Ao observar os times de boas campanhas nos pontos corridos, nota-se que absolutamente todos possuíam um goleiro que fazia a diferença. E, neste setor, fazer diferença significa um milagre por jogo; sem falhas. Parece cruel, mas goleiro de time que pretende ser algo na tabela OBRIGATORIAMENTE tem que ser assim: sem concessões. Muralha encarnou, desde a lesão de um discutidíssimo Paulo Vítor, este fator decisivo.

2) Uma improvável dupla de zaga: Rafael Vaz e Réver

Talvez este seja o item mais óbvio. Wallace e/ou César Martins não funcionaram no Flamengo e, por uma quantidade considerável de tempo, a despeito de profissionalismo e comprometimento de ambos, colaboraram individualmente, ou pior, em dupla, para derrotas e mais derrotas. Um caso muito específico onde o sistema de divisão coletiva de culpa do futebol não convence nem o mais compreensivo torcedor. Era algo tão explicitamente evidente que a manutenção de Wallace (que possuiu um bom momento em 2013, ao lado do correto Chicão) como titular e capitão, perpassando os “257 técnicos” que o Flamengo contratou desde a saída de Léo Moura, corre o risco de entrar para a História como um dos maiores mistérios do futebol. Assim como era evidente que o veterano Juan, em seu “canto do cisne”, não suportaria fisicamente, ainda que a qualidade continue indiscutível, a maratona de jogos e que o menino Léo Duarte não deveria ser jogado no olho do furacão que é o Flamengo em crise.

Rafael Vaz, vindo da reserva do Vasco que disputa a série B, é hoje o melhor zagueiro disponível do Flamengo. Joga como se estivesse à frente da zaga do Flamengo há 10 anos e gera um fenômeno extremamente curioso: não desperta o ódio dos vascaínos como de costume nestes casos. Conversando com alguns, é possível notar certo orgulho, ainda que tímido. Não houve estranhamento, adaptação, nervosismo ou coisa parecida. Impressionante, no mínimo.

3) O ambicioso Arão

Ambição define William Arão. Saiu jovem de um Corinthians campeão mundial. Rodou em times modestos. Por ambição trocou o Botafogo pelo Flamengo num processo tão decidido de sua parte que produziu até devolução de dinheiro depositado em conta. Arão realmente não queria ficar. Ele queria o Flamengo.

Com Muricy e sua suposta “modernização”, jogava mais livre e mais agudo. Sua crescente produção com Zé Ricardo evidencia duas coisas: que ele estava mal posicionado e que a braçadeira de capitão do Flamengo nele (devido à lesão de Juan) parece ter gerado um acréscimo de habilidades tal qual um item mágico num personagem de RPG. Arão diz em todas as entrevistas que ambiciona a seleção brasileira. Não duvide dele que já foi jogador do Tite… É o melhor e mais regular jogador rubro-negro da temporada até aqui.

4) A troca de comando. O consagrado Muricy e o interino Zé Ricardo

O acontecimento é padronizado aos olhos do rubro-negro mais atento. Sai o técnico consagrado, assume o “prata da casa”. Os bons resultados chegam e, em alguns casos, levam a títulos. Coutinho por Capegianni, Cuca por Andrade, Mano por Jayme, além de Carlinhos… Muricy por Zé Ricardo…

Comandante do talentoso time sub 20 campeão da Copinha de 2016, Zé Ricardo se viu diante de um desafio imenso: O Flamengo, imerso na crise técnica e institucional, requisitou a sua presença frente à equipe. A seu favor, além do padrão coincidente, existem o mérito de compactar a arrumar uma equipe que estava defensivamente fragilizada e a média de bons resultados. Mesmo quando perdeu, a equipe se postou bem.

Zé Ricardo manteve os pontas do Flamengo, mas rapidamente viu que não havia futuro brilhante no 433. Seu time se reveza, ora no 4231, ora no 4141. Seu maior problema é não desfrutar de pontas de recursos. Éverton, Gabriel, Fernandinho e, sobretudo, Cirino, juntos, não dão os 2 jogadores necessários pra que o esquema flua sem sustos maiores. Seu “melhor” jogador de lado (o que vem sendo chamado de “externo”), Sheik, joga 1 jogo e desfalca 4.

Talvez seja por esta limitação de elenco que Zé Ricardo repetidamente abra mão de um jogador de ataque, normalmente seu centroavante (nos jogos sob seu comando foi o inexperiente Vizeu), colocando um volante e, num caso mais explícito de retranca despudorada, Pará como homem de meio. Será curioso ver como será seu comportamento dispondo de Guerrero; atacante com mais recursos do que o jovem Vizeu. Não chega a ser o “Muricybol”, mas é uma estratégia pragmática. Uma vez em vantagem, a retranca vem não importa o contexto.

5) “Haters gonna Hate!!” Márcio Araújo e sua titularidade.

Do gol irregular sobre o Vasco que deu o título estadual ao Flamengo em 2014 até a partida da rodada recente contra o Santa Cruz, Márcio Araújo viveu na pele uma espécie de montanha-russa. Jogador que, mesmo tendo atuado em várias partidas desde que chegou, nunca caiu nas graças da torcida e foi “ressuscitado”, aparentemente, como homem de confiança de Zé Ricardo. Para piorar a antipatia que rege a relação da torcida com o jogador, sua escalação custa caro ao Fla. Coloca 2 gringos, um deles bem caro, no banco (Cuellar e Mancuello)e afunda outro gringo (Canteros) no mais completo poço de ostracismo. Mas jogando bem ou mal, partida após partida, lá está Márcio Araújo como primeiro volante. Gostem ou não.

6) 19=1+9 =10 = Alan Patrick

Deste cálculo canhestro saiu o 10 que o Flamengo há tanto procurava. Melhorou em sua regularidade após o mal fadado episódio do “bonde”, teve seu empréstimo renovado e hoje participa de 80% do que o Flamengo cria em termos de ataque resultando em gol ou não. Junto a Muralha, Rafael Vaz (antes Juan), e Arão, começa a formar uma espinha dorsal que carece apenas de mais um elemento: Paolo Guerrero ou outro centroavante que saiba fazer gols.

Os pontos para reflexões se apresentam da seguinte forma:

Nestas 10 primeiras rodadas, o Flamengo é o melhor visitante. Como seria o seu desempenho podendo jogar no Maracanã ou “dentro” do RJ?

Deveria Zé Ricardo ser efetivado no comando?

O Flamengo pensa em reforçar o seu ataque entulhado de jogadores inofensivos?

Por Nilton Plum

CompartilharTwittarEnviar

Notícias Relacionadas

Arrascaeta é o jogador com mais assistências no mundo em 2022

Fase de Arrascaeta é problema maior que Vidal no Flamengo

2 de fevereiro de 2023
Gabigol diz que Flamengo merecia vencer o Palmeiras: “Fomos melhores em todos os momentos”

Flamengo tem dois grandes desafios contra o Palmeiras

27 de janeiro de 2023
Flamengo quer bater recorde de premiações em 2023

Crise no Real Madrid, sonho do Flamengo

17 de janeiro de 2023
Impressões iniciais indicam Vitor Pereira seguindo Jorge Jesus

Impressões iniciais indicam Vitor Pereira seguindo Jorge Jesus

16 de janeiro de 2023
Flamengo não está pronto para o desconforto, inclusive com a arbitragem

André Rocha: Fluminense é o favorito ao título do Carioca 2023

15 de janeiro de 2023
Sem Quintero, Matheus Pereira pode ser alternativa para o Flamengo

Sem Quintero, Matheus Pereira pode ser alternativa para o Flamengo

11 de janeiro de 2023
Ceni vê chances de Gerson permanecer no Flamengo: “É possível que ele fique”

O encaixe perfeito…

8 de janeiro de 2023
Ceni sugere reforços do futebol brasileiro ao Flamengo: “Que a gente consiga compensar a saída do Gerson”

Gérson deve ser ainda mais coringa em seu retorno ao Flamengo

2 de janeiro de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mais Vistas
  • Comentários
  • Últimas
Mansur credita crescente de Michael no Flamengo a Renato: “É o nível de confiança que ele passa”

Flamengo deve entrar na briga por Michael

31 de janeiro de 2023

Dorival Jr deixou o Flamengo por questões financeiras também

1 de fevereiro de 2023
Flamengo se inspira no Signal Iduna Park por estádio próprio

Flamengo se inspira no Signal Iduna Park por estádio próprio

1 de fevereiro de 2023
Ângelo já está apalavrado com o Flamengo

Ângelo já está apalavrado com o Flamengo

4 de fevereiro de 2023
Santos promete jogo duro para negociar Ângelo com Flamengo

Santos promete jogo duro para negociar Ângelo com Flamengo

31 de janeiro de 2023
Flamengo inaugura iluminação em campo do Ninho do Urubu

Flamengo inaugura 3 estruturas no Ninho do Urubu

31 de janeiro de 2023
Flamengo tem interesse na contratação de Shoya Nakajima

Flamengo tem interesse na contratação de Shoya Nakajima

3 de fevereiro de 2023
Joia da base do Barcelona torce para o Flamengo, é fã de Gabigol e sonha em defender o Brasil

Joia da base do Barcelona torce para o Flamengo, é fã de Gabigol e sonha em defender o Brasil

3 de fevereiro de 2023
“O terreno sendo viabilizado, o estádio vai sair fácil”, diz VP do Flamengo

Landim estima R$ 2 bilhões para construção de estádio do Flamengo

31 de janeiro de 2023
Arrascaeta é o jogador com mais assistências no mundo em 2022

Fase de Arrascaeta é problema maior que Vidal no Flamengo

2 de fevereiro de 2023
Cebolinha trata volta à seleção como consequência: “Sonho é vestir a camisa do Flamengo”

Botafogo nega interesse em Everton Cebolinha, do Flamengo

6 de fevereiro de 2023
“Pra mim, o Flamengo vai ser bicampeão do mundo”, diz Neto

“Pra mim, o Flamengo vai ser bicampeão do mundo”, diz Neto

6 de fevereiro de 2023
Botafogo leva clássico contra o Flamengo para o Mané Garrincha

Botafogo leva clássico contra o Flamengo para o Mané Garrincha

6 de fevereiro de 2023
Thiago Fernandes, do Flamengo, é monitorado por clube americano

Flamengo acerta o empréstimo de Thiaguinho ao CSA

6 de fevereiro de 2023
Mundial: Al-Hilal tem 7 desfalques para enfrentar o Flamengo

Mundial: Al-Hilal tem 7 desfalques para enfrentar o Flamengo

6 de fevereiro de 2023
Flamengo fica com R$ 5 milhões por vice da Supercopa 2023

Vitor Pereira diz gostar de pressão por títulos no Flamengo: “Nos incendeia por dentro”

6 de fevereiro de 2023
David Luiz revela frustração no Chelsea após perda do Mundial em 2012

David Luiz revela frustração no Chelsea após perda do Mundial em 2012

6 de fevereiro de 2023
Matheuzinho aprova atuação como meia

Matheuzinho tem números superiores aos de Varela em 2023

6 de fevereiro de 2023
Quem deve renovar ou deixar o Flamengo para 2023

Após deixar o Flamengo, Diego Alves acerta com o Celta de Vigo

6 de fevereiro de 2023
“Temos que aprender a nos defender com bola”, diz Vitor Pereira

Vitor Pereira diz ter sido mal interpretado em fala sobre o time do Flamengo

6 de fevereiro de 2023
Fla Resenha

Menu

  • Home
  • Blogs
  • Financas
  • Manchetes
  • Videos
  • Vai-e-Vem

Nossas Redes Sociais

Nada encontrato
Ver todos os resultados
  • Home
  • Basquete
  • Blogs
  • Esporte Bet Pré Aposta
  • Finanças
  • JohnnyBet
  • Videos
  • Vai-e-Vem