![]() |
Foto: Divulgação/ Coritiba |
GLOBO ESPORTE: Na tentativa de garantir a permanência na Série A, o Coritiba entra em campo neste domingo não apenas contra o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro. Para enfrentar o Flamengo, o Alviverde precisa encarar a previsão de Maracanã lotado. Os times se enfrentam às 19h30 (horário de Brasília).
O desafio não é novidade para o Coxa. No Mané Garrincha, no Brasileirão do ano passado, o Coritiba conquistou uma importante vitória, que tirou o time da zona de rebaixamento. Diante de quase 70 mil pessoas, o time alviverde venceu por 2 a 0, com gols de Kleber Gladiador e Henrique, resultado que tirou o Rubro-Negro do G-4 e encerrou uma invencibilidade de seis vitórias seguidas do time carioca.
Adversário deste domingo, o Flamengo tenta emplacar a primeira vitória no Maracanã no Brasileirão. Na competição, o clube voltou a mandar jogos no estádio diante do Corinthians, no empate em 2 a 2, diante de 54.250 pagantes, e depois ficou no 0 a 0 com o Botafogo, para a presença de 44.388 pagantes. Atualmente, o Rubro-Negro é o quinto melhor mandante, com 11 vitórias, quatro empates e duas derrotas, um aproveitamento de 72,55% dos pontos disputados.
O volante Amaral não vê problemas em enfrentar um Maracanã lotado neste domingo. De acordo com o jogador, o Coritiba já quebrou tabus fora de casa nesta temporada e, por isso, não deve temer as arquibancadas no Rio de Janeiro.
– Todos nós, quando crianças, temos o sonho de jogar com estádio lotado. Vejo isso com bons olhos, então vai ser uma motivação a mais. Sabemos que o Flamengo tem muito torcedor e eles vão apoiar, mas isso vai ser bom para nós, a gente gosta de ter o estádio lotado, valoriza mais o nosso trabalho. Já fizemos bons jogos em estádios lotados. Esse ano já quebramos um tabu, como foi contra o Sport (o Coritiba nunca tinha vencido o Sport fora de casa). Vamos respeitar o Flamengo, que é uma grande equipe, não à toa que está lá em cima – afirmou Amaral.
O atacante Leandro concorda que é preciso respeitar a trajetória do Flamengo na temporada, mas não deixa de acreditar em uma possível vitória do Coxa no Maracanã. Para ele, o time pode até consolidar a permanência na Série A neste domingo.
– Sabemos que jogar contra o Santa Cruz ou qualquer outra equipe que está embaixo é bem diferente de enfrentar um time que briga pelo título, mas sabemos da qualidade do nosso elenco. Temos ciência de que temos condições de ir lá, trazer os três pontos e selar de vez a nossa permanência na primeira divisão – disse o atacante.
Com a vitória sobre o Santa Cruz, o Coxa alcançou 45 pontos e está muito perto de se garantir na Série A em 2017. Em caso de empate ou vitória sobre o Flamengo, e derrotas de Vitória e Internacional, que enfrentam Figueirense e Corinthians, respectivamente, o Coritiba se garante matematicamente na primeira divisão. Depois do Flamengo, a equipe recebe o Vitória e se despede do campeonato diante da Ponte Preta, fora de casa.