CORREIO 24 HORAS: Inspirado na paixão de torcedores baianos por times de futebol de fora do estado, o jornalista Caíque Bouzas resolveu contar essa relação através de uma fotorreportagem multimídia. Nascido em Salvador e torcedor do E.C. Bahia, Caíque acredita que a paixão por um clube não pode ser limitada por distâncias geográficas. Por isso, o projeto Bahia de Todos os Times promove uma imersão no cotidiano e nas memórias dos torcedores baianos de times como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Vasco.
“O futebol baiano sempre foi desvalorizado quando o comparamos com o do Sudeste. Temos o primeiro campeão brasileiro, dois títulos nacionais e diversas passagens pela Série A, mas não possuímos a mesma visibilidade e prestígio que os times do Sudeste. É um processo antigo, potencializado pelas emissoras sediadas naquela região do país. E, com certeza, isso não pode ser colocado na conta dos torcedores”, afirma.
De acordo com Caíque, as mais de 700 fotografias presentes na reportagem foram clicadas em estádios, na casa dos torcedores e também em bares que costumam transmitir as partidas e reunir muita gente. O trabalho durou cerca de um ano e meio, quando começaram as pesquisas e as entrevistas. Diversos relatos de torcedores foram incorporados às fotografias e podem ser ouvidos no vídeo ao final dessa matéria.
A fotorreportagem tem como ponto de partida a identidade futebolística de torcedores baianos que torcem por times do eixo Rio-São Paulo, a partir de uma relação que também pode ser visualizada como entre consumidor e produto. Fatores familiares, sociais e econômicos em que esses indivíduos estão inseridos não ficaram de fora.
Bahia de Todos os Times é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do jornalista, graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Confira: