![]() |
Jogadores do Flamengo entrando em campo no Maracanã – Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images |
ESPN: Até então um mandante intinerante, o reencontro do Flamengo com o Maracanã há quase um mês, quando o clube estava somente a quatro pontos do Palmeiras, deu aos torcedores a ideia de que o time rubro-negro iria arrancar para o título do Campeonato Brasileiro. Hoje, a sete pontos do rival alviverde e já sem chance de títulos, o cenário é de decepção.
No estádio onde mais venceu, o Flamengo tem aproveitamento de apenas 33% dos pontos neste Brasileiro. Foram três empates. Logo no reencontro um 2 a 2 com o Corinthians. Depois 0 a 0 com o Botafogo. E um 2 a 2 com o Coritiba, no último domingo.
O aproveitamento fora do Maracanã é de 78%. Foram 11 vitórias, dois empates e duas derrotas, distribuídas em cinco estádios diferentes em que mandou os jogos.
A melhor ‘casa’ para o Flamengo até aqui foi Cariacica. No estádio Kleber Andrade, o time rubro-negro venceu os cinco jogos que fez como mandante. Depois vem o Pacaembu. Na capital paulista, foram duas vitórias em dois jogos.
No Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, obteve duas vitórias e um empate. Quase o mesmo desempenho obtido no Mané Garrincha, em Brasília, onde ainda sofreu uma derrota. Já na Arena das Dunas, em Natal, foi derrotado no único jogo que fez.
Coincidência ou não, mas o Flamengo começou a ficar para trás do Palmeiras na corrida pelo título justamente quando voltou a jogar no Maracanã. Foram quatro empates (sendo três em casa) e apenas uma vitória contra o América-MG, em Belo Horizonte.
CONFIRA ABAIXO O DESEMPENHO RUBRO-NEGRO COMO MANDANTE
Kleber Andrade, Cariacica (ES), 5 jogos, 5 vitórias – 100%
Pacaembu, São Paulo (SP), 2 jogos, 2 vitórias – 100%
Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ), 3 jogos, 2 vitórias, 1 empate – 78%
Mané Garrincha, Brasília (DF), 4 jogos, 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota – 58%
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ), 3 jogos, 3 empates – 33%
Arena das Dunas, Natal (RS), 1 jogo, 1 derrota – 0%