![]() |
Time de Futebol Americano do Flamengo – Foto: Jayson Braga |
GLOBO ESPORTE: A vitória sobre o Ceará Caçadores por 27 a 20 garantiu ao João Pessoa Espectros o título da Conferência Nordeste da Superliga Nacional de Futebol Americano e o sétimo campeonato regional seguido conquistado pelos Fantasmas – o time é ainda o atual campeão brasileiro da modalidade. Além disso, o time paraibano carimbou o seu passaporte para a semifinal do campeonato brasileiro, em jogo que vai acontecer contra o Flamengo FA no próximo dia 27 de novembro, no Rio de Janeiro.
E mesmo sendo o atual campeão brasileiro e heptacampeão nordestino na modalidade, o treinador Kevin Veloso classifica o adversário da próxima fase como o favorito do mata-mata. É que o Flamengo está, junto com o Cuiabá Arsenal, invicto na Superliga e já soma oito vitórias.
– O Flamengo é o time a ser batido e sem dúvidas é o grande favorito nessa semifinal. Mas a gente mostrou que mesmo sob desconfiança sabe ganhar e sabe jogar playoffs. O Espectros é um time que sabe jogar fora de casa e contra qualquer adversário – concluiu.
O Espectros chegou na manhã de segunda-feira a João Pessoa e já nesta terça-feira volta a se reunir para analisar a última partida e começar a traçar a estratégia para o próximo jogo. Na quarta-feira, o time volta aos gramados para retomar os treinamentos.
A pausa não é para menos. A final de conferência contra o Ceará Caçadores foi para lá de desgastante.
Fora de campo os cearenses organizaram uma bela festa no Estádio Presidente Vargas, mas dentro de campo, o Espectros levou a melhor.
Não foi fácil. Os donos da casa, com a moral em alta por terem terminado a primeira fase como líder da conferência e único time a ter vencido as duas maiores forças do futebol americano na região, o João Pessoa Espectros e o Recife Mariners. E os Fantasmas, com a vontade de vencer pela sétima vez o certame nordestino e com o reforço do armador Rodrigo Dantas, que voltava de lesão.
– Esse foi o primeiro jogo da volta de Dantas, depois de três meses sem jogar, e apesar das duas interceptações sofridas, mesmo assim ele jogou em um bom nível. Inclusive o último touchdown saiu em um passe dele para Carlos Cox, então agora temos mais duas semanas para ajustar os problemas. Todo o time foi muito bem, mas sempre há o que melhorar – avalia o treinador Kevin Veloso.
O grande destaque do jogo pelo lado do Espectros foi mesmo o time especial, que garantiu aos paraibanos 21 dos 27 pontos marcados. Primeiro em um retorno de chute inicial de Heron Azevedo e depois com outro retorno, dessa vez com touchdown de Carlos Cox, além de três chutes de ponto extra e outros dois chutes de três pontos de Diego Aranha. O ataque engrenou no último período de jogo, com Rodrigo Dantas achando Carlos Cox na zona de pontuação para fechar o placar em 27 a 20.