![]() |
Foto: Arquivo |
GLOBO ESPORTE: O Botafogo vai ter uma surpresa no uniforme no clássico contra o Flamengo. A diretoria fechou um acordo com a multinacional chinesa “TCL”, do ramo de eletrônicos e televisão, para estampar a sua marca nas mangas e na omoplata da camisa alvinegra na partida deste sábado, às 17h (de Brasília), no Maracanã, e também diante da Chapecoense no próximo dia 16, às 19h30 na Arena, pelo Brasileirão.
No Rio de Janeiro, a “TCL” já apareceu no uniforme do Fluminense em três jogos durante o Brasileirão e Copa do Brasil. Algo que pode causar polêmica entre torcedores é por causa da cor, já que a marca tem as letras brancas sobre um retângulo vermelho. O clube, a princípio, não vai pedir para trocar a cor, como já fez com a “Seven-Up” em 1995. Na época, substituiu o fundo verde da logo pelo preto, mas somente no início da parceria.
Outros casos famosos de troca de cor de patrocínio no futebol no Brasil foram Grêmio e Internacional. Entre os anos 80 e 90, o Tricolor trocou o vermelho do fundo da marca da “Coca-Cola” pelo preto. Já o Colocado tem até hoje o símbolo do banco “Banrisul” escrito em branco em sua camisa, mas a cor original da logo é em azul.
Como de costume em acordos pontuais, valores não foram revelados. A ideia do Botafogo é fazer uma primeira experiência com a multinacional e tentar fechar um patrocínio fixo para a próxima temporada, principalmente se conseguir a vaga na Libertadores.
Patrocínios pontuais não são novidades no Botafogo. Só esse ano, teve “Cercred” (master), atualmente fixo na barra da camisa, “Talkabout” (manga), “Midea” (peito), “Clima Rio” (omoplata), “Papelex” (master), “Algar” (omoplatas), “Samoc” (barra frontal), “Axa Seguros” (barra traseira), “Casa & Vídeo” (barra frontal e calção).