![]() |
Torcida do Flamengo no Mineirão – Fotos: Staff Images / Flamengo |
BLOG DA REDAÇÃO: “Nação rubro-negra”, “nação tricolor”, “nação atleticana”… Já parou para pensar que a torcida do seu time pode realmente ser maior que a população de um país inteiro? Comparamos os dados da pesquisa mais recente do Datafolha sobre as maiores torcidas do Brasil com a quantidade de habitantes de alguns países, e olha no que deu:
Flamengo > Canadá
Segundo o levantamento do Datafolha de 2014, a nação flamenguista tem aproximadamente 36,4 milhões de súditos, contra 35,8 milhões de cidadãos canadenses de acordo com a estimativa de 2015.
Corinthians > Austrália
O bando de loucos tem mais de 28 milhões de seguidores, enquanto o país da Oceania tem 23 milhões de habitantes.
São Paulo > Equador
Quando tiver equatoriano no caminho na Libertadores, lembre-se: o tricolor paulista tem 16,2 milhões de torcedores, mais que a população inteira do Equador (16 milhões)
Palmeiras > Bélgica
Com 12,1 milhões de torcedores, a massa palmeirense poderia popular a Bélgica, terra da ”ótima geração” de jogadores, que tem 11,2 milhões de habitantes.
Vasco > Suécia
Com 10,1 milhões, a nação cruzmaltina supera a Suécia (9,8 milhões) e por pouco não iguala Portugal, o país dos fundadores do clube, que tem população estimada de 10,3 milhões de habitantes.
Grêmio = Suíça
Tanto a torcida gremista quanto o país europeu têm avalanche e são representados por pouco mais de 8 milhões de pessoas.
Inter ou Cruzeiro ou Santos > Dinamarca
De acordo com o Datafolha, as três torcidas estão matematicamente empatadas com 6 milhões de representantes cada, mais que a população da Dinamarca (5,6 milhões).
Atlético-MG ou Botafogo ou Fluminense > Uruguai
Com cerca de 4 milhões de torcedores cada um, os times a seguir superam a população do país vizinho, que tem quase 3,5 milhões de habitantes.
Bahia ou Vitória = Qatar
Sede da Copa do Mundo de 2022, o país do Oriente Médio tem pouco mais de 2 milhões de habitantes, o que não supera as torcidas dos times baianos.