![]() |
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo |
GOAL: Depois de começar a temporada mostrando o mesmo bom futebol apresentado em 2016, o time do Flamengo caiu de rendimento. A equipe de Zé Ricardo não vence há três jogos e têm mostrado dificuldade em alguns aspectos dentro de campo. Não há motivo para desespero, é claro, são 18 jogos oficiais em 2017, com 12 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, mas a sequência decisiva dos próximos dias é motivo suficiente para que o Rubro-Negro mude a postura ou simplesmente reencontre o bom futebol do início do ano.
As principais dificuldades neste momento são a saída de bola e a construção no meio-campo, o time têm abusado das bolas alçadas na área dificultando a vida dos atacantes. A torcida já perdeu a paciência com Rafael Vaz e Márcio Araújo, que são fortemente criticados ao término de cada jogo, mesmo que não tenham influenciado tanto assim no resultado.
Apesar do momento ruim atravessado pela dupla, Zé Ricardo mostra total apoio e confiança nos atletas, o que indica que poderão seguir no time titular.
“Em alguns momentos vamos errar. De repente não passemos por uma fase tão boa nesse sentido, nesse comportamento. Mas Rafael Vaz, Márcio Araújo e Pará são jogadores de alto nível e vão passar por esse momento e continuar, dentro do que pensamos de futebol, ajudando”.
Vaz ganhou a vaga na equipe desde que chegou ao clube no meio do ano passado, Márcio Araújo passou por altos e baixos mas tem sido a escolha do treinador nos últimos jogos, principalmente na intenção de corrigir um erro defensivo no meio-campo. A proposta de Zé Ricardo era posse de bola, equipe compactada e verticalidade, características não apresentadas pelo Flamengo nas últimas partidas.
É evidente que a fase atravessada por algumas peças do elenco não é boa, mas ao que parece, o treinador prefere não mexer e seguir dando moral para esses atletas. É uma escolha, mas agindo desta forma a competitividade dentro do grupo pode ser afetada.
Pegamos o exemplo da Seleção Brasileira, Willian era titular absoluto e foi um melhores jogadores do time até a chegada de Tite, mas não esteve bem nos primeiros jogos enquanto Phillippe Coutinho atravessava grande fase, Coutinho ganhou, merecidamente, a vaga no time. Naquele momento, o treinador demonstrou que quem estivesse em melhor fase seria o titular e que isso valia para todas as outras posições.
O Flamengo montou um bom elenco para a temporada, tem jogadores em praticamente todas as posições. Na zaga, por exemplo, Donatti, que veio como uma das maiores contratações e o jovem Léo Duarte, que começou bem a sua trajetória como profissional, são alternativas para Zé Ricardo enquanto Rafael Vaz passa por problemas técnicos.
No meio-campo, além de Rômulo, que veio para ser titular, o Rubro-Negro conta com o colombiano Gustavo Cuellar que recentemente pediu, mesmo que indiretamente, mais oportunidades com a camisa do Flamengo e até não descartou uma possível saída caso isso não acontecesse. Ronaldo, outra revelação do clube, tem qualidade e também precisa de sequência.
Neste sábado, o Flamengo encara um Vasco que vem evoluindo depois da chegada de Milton Mendes, todos os jogadores querem mostrar serviço para o novo treinador. Duelo não tão importante assim em termos de resultado, já que as duas equipes estão classificadas para as semis do Campeonato Carioca, mas uma vitória daria moral para o time que encara o Atlético-PR, em jogo mais do que decisivo pela Copa Libertadores.
Zé Ricardo terá uma semana para trabalhar e avaliar a queda de rendimento da equipe para então decidir qual será a melhor estratégia para essa sequência decisiva.