GLOBO ESPORTE: Ei, não fiquem aí. Não podemos garantir a sua segurança”. Este foi o recado dado à equipe do GloboEsporte.com enquanto aguardava liberação para ingressar no Estádio Pedro Bidegain, conhecido como “El Nuevo Gasómetro”, palco do jogo decisivo pela última rodada do grupo 4 da Libertadores entre San Lorenzo e Flamengo, marcado para às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, em Buenos Aires.
![]() |
Ao norte da sede do clube a enorme favela 1-11-14: uma das regiões mais violentas da capital argentina (Foto: Google Earth) |
Fundado em 1993 e remodelado várias vezes, o Nuevo Gasómetro é cercado pela Villa 1-11-14, uma perigosa favela. A chegada ao estádio, sobretudo à noite, assusta pela ausência de pessoas nas ruas. Após o treino de terça-feira, o clima não era nada cordial na Avenida Perito Moreno, um dos acessos ao Gasómetro. Uma espécie de quiosque com policiais fica ao menos próximo da entrada “popular local”, diminuindo a sensação de insegurança nos arredores do estádio do San Lorenzo.
Maiores dimensões do futebol argentino
As dimensões do gramado do Nuevo Gasómetro são as maiores do futebol argentino 110m de comprimento por 70 de largura. As do Maracanã, por exemplo, são 105x68m, padrão utilizado em Copas do Mundo. O espaço favorece o estilo de jogo de Berrío e Everton, dois velocistas do elenco rubro-negro. Zé Ricardo também comentou sobre o corte da grama, o que, ao seu ver, fará os donos da casa, já pressionados por uma vitória, se lançarem ao ataque.
– O gramado é bem baixinho. A bola rola bastante aqui. A gente sabe que, precisando vencer aqui, eles vão imprimir um ritmo muito forte. Tínhamos a informação que, da Argentina, é o estádio com maior dimensão: 110 por 70. Bastante largo. Dá para fazermos nosso jogo, manter um bom toque de bola. O gramado está em boas condições.
![]() |
Arame farpado cerca todo o estádio do San Lorenzo: arquibancada ao fundo é do setor popular da “cancha” do clube de Almagro (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com) |
A torcida do Flamengo ficará localizada à direita da tribuna, atrás de um dos gols. Nesta área, se posicionará à esquerda do escudo do San Lorenzo. O acesso dos rubro-negros é pela Avenida Varela.
Arame farpado não inibiu invasão em 2001
As grades das arquibancadas têm arame farpado, o que se repete no setor central do campo. Mas, em 2001, na final da Mercosul (veja em vídeo), o arame não inibiu a invasão de muitos argentinos ao gramado durante a disputa de pênaltis que deu ao San Lorenzo, contra o Fla, seu primeiro título internacional.
A distância entre torcida e campo não é das mais intimidadoras. Embora a equipe de reportagem não tenha feito uma medição, é possível reparar que o intervalo entre a arquibancada e o gramado é menor que a utilizada no Estádio Luso-Brasileiro, onde o Flamengo mandará partidas após a obtenção de alguns laudos.
A expectativa é de casa cheia no estádio. Com 40 mil pessoas apoiando o time da casa. Apesar dos arredores que podem intimidar, o clube tem estrutura para variados esportes. Futebol de salão, natação, hóquei no cimento, ginásio grande com quadras de basquete e vôlei. Muitas crianças faziam esportes e famílias acompanhavam as atividades. Pique-pega, pique-esconde e muitas risadas infantis pontuavam o clima na área de lazer do San Lorenzo.