![]() |
Rafinha Alcântara é torcedor do Flamengo declarado – Foto: Divulgação |
SPORTV: Torcedor declarado do Flamengo, o meia Rafinha Alcântara, do Barcelona, pode estar a caminho do clube rubro-negro, por empréstimo, no segundo semestre. É o que publica o jornal espanhol “Mundo Deportivo” na sua edição de quinta-feira (com direito a uma chamada na capa para o assunto).
De acordo com a reportagem, o anúncio da saída do técnico Luis Enrique no final da temporada deixou o futuro de Rafinha indefinido no Barça. E como a prioridade seria defender a seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia, o filho do tetracampeão Mazinho poderia forçar uma transferência após o término do Campeonato Espanhol. Duas opções são citadas pelo “Mundo Deportivo”: ser negociado em definitivo com outro grande clube europeu ou acabar emprestado por um ano ao Flamengo, onde poderia ser observado mais de perto por Tite antes do Mundial.
Rafinha tem contrato com o Barcelona até 2020 e sua multa rescisória é de 75 milhões de euros (R$ 261 milhões). Segundo o jornal, Liverpool, Arsenal e Juventus já demonstraram interesse no brasileiro. Mas o futuro do jogador só seria definido com a chegada do novo treinador: caso o substituto de Luis Enrique peça contratações, a negociação do filho de Mazinho poderia ajudar o clube a fazer caixa.
O “Mundo Deportivo” cita o Flamengo como opção porque Rafinha já declarou diversas vezes a vontade de um dia defender o clube do coração. Emprestado ao time carioca, o meia teria a garantia de mais tempo de jogo e ficaria sob observação constante da comissão técnica da Seleção, podendo ter mais chances de disputar a Copa na Rússia.
Atualmente, o meia se recupera de uma lesão no joelho direito, sofrida em abril, e não atua mais nesta temporada. Em 33 jogos – incluindo a participação na Olimpíada no Rio -, ele marcou sete gols. No atual elenco do Barça, o brasileiro disputa posição com Raktic, Turan, Iniesta e André Gomes.
Aos 24 anos, Rafinha está em sua terceira temporada seguida com o Barcelona. Antes, ele passou pelo Celta por empréstimo. O meia esteve no grupo do inédito ouro olímpico, mas desde que assumiu a seleção principal, Tite não convocou o jogador do clube catalão.