![]() |
Márcio Araújo em Flamengo x Fluminense – Foto: Nelson Perez |
ESPN: Em entrevista aos canais ESPN, na última segunda-feira, Márcio Araújo disse que as críticas de torcedores são “ossos do ofício”. O volante comemorava o título do Campeonato Carioca, já com os questionamentos superados: hoje, além do técnico Zé Ricardo, ele agrada também as arquibancadas.
A mudança da percepção em relação a Márcio Araújo vai além do folclore. Se o fã rubro-negro teve dificuldade em entender a insistência do treinador com o atleta, hoje os números ajudam a entender a importância do volante – não apenas na marcação e desarmes, mas também com a bola no pé.
Na Copa Libertadores, por exemplo, prioridade do clube para a temporada, Márcio Araújo só não foi titular na estreia, contra o San Lorenzo-ARG, e é o jogador de linha que menos perde bolas dominadas (0,4 por partida). O volante é também o titular com o melhor aproveitamento nos passes (96,8%).
Já na campanha do título carioca, em 10 jogos (nove como titular), o meio-campista teve a maior média de passes do time (48 por partida, com 96% de aproveitamento) e foi o terceiro jogador rubro-negro que mais teve a bola no pé, em média 1min26s, atrás apenas do zagueiro Rafael Vaz e do meia Diego.
“Claro que é sempre bom ser lembrado, ser elogiado, mas o que vale mesmo é a gente saber da nossa importância”, disse o volante na última segunda, garantindo que não foram as críticas que o moveram.
“Visto uma camisa que tem milhões de torcedores, faz parte da nossa caminhada, da nossa carreira. Se a gente não estiver preparado para viver e para suportar isso, não vale a pena ser atleta, não vale a pena ser um jogador de um grande clube. Poderia largar tudo e voltar para São Luís”, completou ele.
Em 2017, com a chegada de Rômulo, a expectativa era de que Márcio Araújo perdesse espaço na equipe. Dos 25 jogos oficiais do Flamengo até aqui na temporada, no entanto, o volante participou de 18, sendo 15 como titular – incluindo todos da fase decisiva do Carioca e cinco da Libertadores.
Quando questionado sobre o assunto, Zé Ricardo ainda definiu o meio-campista como “um dos jogadores mais importantes” do Flamengo em 2016 e exaltou sua regularidade. Nesta quarta, inclusive, mesmo com titulares poupado, Márcio Araújo jogar contra o Atlético-GO, pela Copa do Brasil.
O Flamengo estreia no torneio mata-mata nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, contra o Atlético-GO, na partida de ida do duelo que é válido pelas oitavas de final.