![]() |
Torcida do Flamengo no Maracanã lotado (Wallpaper) – Foto: Gilvan de Souza |
VIRANDO O JOGO: Antes de começarmos, vale a pena ressaltar:
1 – Os jogos às quartas-feiras têm mais audiência do que jogos aos finais de semana;
2 – Os jogos de mata-mata têm mais audiência do que jogos de pontos corridos;
3 – 1 ponto em São Paulo representa mais domicílios do que 1 ponto no Rio de Janeiro (cada ponto em SP representa 70,5 mil domicílios sintonizados; no RJ, 44,05 mil);
![]() |
Arte: Virando o Jogo |
COMO SÃO MEDIDAS AS AUDIÊNCIAS ?
As audiências são medidas através de um aparelho chamado Peoplemeter. Nas praças onde é oferecido o serviço regular com Meters, a medição é feita por meio de um aparelho eletrônico denominado DIB, que é conectado ao televisor e identifica automaticamente a emissora em que a TV está sintonizada e quais moradores do domicílio estão assistindo a determinado programa.
Os dados coletados são transmitidos via internet para a central de dados, que processa e extrai as informações necessárias para calcular as audiências. Cada domicílio fica na amostra por, no máximo, quatro anos, para que se garanta a rotatividade necessária a esse tipo de pesquisa.
Cada ponto de audiência equivale a 1% das casas daquela região. 1 ponto em São Paulo representa 70,5 mil domicílios, enquanto no Rio de Janeiro 1 ponto equivale a 44,05 mil domicílios.
QUAL A IMPORTÂNCIA DAS AUDIÊNCIAS NO FUTEBOL ?
Nos dias atuais as audiências são de fundamental importância na discussão sobre as cotas de TV. Além disso, é através da sua audiência que um clube pode se tornar mais ou menos atraente na hora de conseguir um patrocinador.