![]() |
Guerrero motando em David Braz durante Flamengo x Santos – Foto: Gilvan de Souza |
MAURO BETING: ESCREVE GUSTAVO ROMAN
Foi uma das melhores partidas do Flamengo no ano. Com certeza, a mais equilibrada. Diante de um adversário de respeito e jogando em sua nova casa, o time se impôs e fez valer o mando de campo. Foram sete chances claras do Flamengo contra nenhuma do Santos. Se não fosse a ótima atuação de Vanderlei e a falta de pontaria de Berrío o placar poderia ter sido ainda maior.
Taticamente, os times entraram com suas propostas bem definidas. O Rubro-Negro no seu 4-2-3-1, tomando a iniciativa e explorando principalmente os lançamentos longos para a velocidade de Berrío. Assim que o Peixe perdia a bola, a ordem era acelerar e buscar essa jogada. O Alvinegro Praiano veio num 4-4-2. Com Lucas Lima liberado ao ao lado de Kayke na frente. Não funcionou. Não conseguiu ter a bola e nem mesmo ameaçar a meta de Thiago. Aos 26 minutos, Réver tocou na frente e achou Guerrero. O peruano deu toque brilhante de calcanhar, para calar de vez quem o criticado por não fazer gols. Ele faz as pequenas coisas com maestria. Por isso é tão importante. Everton dominou, cortou para a perna direita e fez um golaço, chutando no alto.
Em desvantagem, Levir Culpi tirou no intervalo o inoperante Kayke e pôs Vítor Bueno. Quis ganhar o meio de campo e seguir tendo velocidade na frente. O Fla recuou. Deu a bola ao Peixe. E controlou a partida. Quase não sofrendo atrás. Foi ameaçado apenas nas bolas paradas, onde o Santos chegou a marcar um gol muito bem anulado pelo árbitro já que Copete estava avançado. E em uma outra chegada de Vítor Bueno que Pará bloqueou na hora h. Muito pouco.
O time carioca já parecia satisfeito com a vantagem mínima quando Guerrero fez ótima jogada. Entortou o zagueiro e tocou atrás. Cuellar limpou o lance e colocou no ângulo. Outro belo gol. E parece que só bolas nesse nível mesmo estão entrando na meta Santista. O resto, Vanderlei salva. Como salvou nas outras cinco chances claras do Rubro-Negro.
Claro que o confronto ainda está em aberto. Mas a vantagem do Flamengo é ótima. Até porque o Santos terá que se abrir e se expor ao contra-ataque. Armas que a equipe de Zé Ricardo sabe usar como ninguém. Em um confronto bastante equilibrado e que não dava para arriscar nenhum prognóstico, o favoritismo passa agora a ser do Mengo depois dessa bela vitória na charmosa Ilha do Urubu.