• Últimas
Os traços de Mourinho: "retranqueiro" ou reativo?

Os traços de Mourinho: "retranqueiro" ou reativo?

1 de julho de 2017
Michael atenta para força do ataque do Flamengo

Michael atenta para força do ataque do Flamengo

5 de fevereiro de 2023
Ancelotti diz que Mundial não é prioridade: “Precisamos descansar”

Ancelotti diz que Mundial não é prioridade: “Precisamos descansar”

5 de fevereiro de 2023
Michael diz que torcida do Flamengo é melhor que a do Casablanca

Michael diz que torcida do Flamengo é melhor que a do Casablanca

5 de fevereiro de 2023
Marrocos: Flamengo afasta até familiares por foco no Mundial

Marrocos: Flamengo afasta até familiares por foco no Mundial

4 de fevereiro de 2023
Michael admite prioridade ao Flamengo em volta para o Brasil

Michael admite prioridade ao Flamengo em volta para o Brasil

4 de fevereiro de 2023
Presidente da CBF diz que títulos de Flamengo e Palmeiras dão demonstração de força no continente

Flamengo apoia movimento na CBF por aumento no limite de estrangeiros

4 de fevereiro de 2023
Al-Hilal pode ter dois desfalques para enfrentar Flamengo

Al-Hilal pode ter dois desfalques para enfrentar Flamengo

4 de fevereiro de 2023
Real Madrid perde Benzema e Militão para semifinal do Mundial

Real Madrid perde Benzema e Militão para semifinal do Mundial

4 de fevereiro de 2023
Zico ‘autoriza’ Gabigol a assumir a camisa número 10 do Flamengo

Zico viaja ao Marrocos para acompanhar o Flamengo no Mundial

4 de fevereiro de 2023
  • Contato
  • Política de Privacidade
domingo, 5 fevereiro, 2023
Fla Resenha
  • Home
  • Basquete
  • Blogs
  • Esporte Bet Pré Aposta
  • Finanças
  • JohnnyBet
  • Videos
  • Vai-e-Vem
Nada encontrato
Ver todos os resultados
Nada encontrato
Ver todos os resultados
Home Blogs

Os traços de Mourinho: "retranqueiro" ou reativo?

E por que aqui, num blog sobre o Flamengo, estamos tanto falando em futebol como um todo?

1 de julho de 2017
0
Foto: Papo da Nação

PAPO DA NAÇÃO: Na temporada europeia de 2003-04, trouxe-se a tona uma nova revolução tática no futebol mundial. O futebol pragmático e pouco organizado, baseando-se nos talentos individuais praticamente acabaria (não que tenha sido a primeira vez, vejamos as clássicas seleções italianas e o carrossel holandês) após a consumação do que até então era chamado de zebra, o título da Champions League conquistado pelo Porto, time comandado por José Mourinho. Embora não tenha havido uma final extremamente difícil, contra o Monaco, deve-se levar em conta que o time francês eliminou os poderosos galáticos do Real Madrid, que contavam nada mais nada menos que com Zidane, Ronaldo, Roberto Carlos, Beckham, Raúl, Casillas, entre muitos outros,  e o Chelsea que vinha crescendo exponencialmente ao longo dos anos. Por outro lado, o próprio Porto eliminou, antes da final, times como Manchester United, um dos favoritos ao título, logo nas oitavas, o Lyon e, na semifinal, o melhor time da história do Deportivo La Coruña, de Djalminha e Mauro Silva.

Certo que aquele Porto tinha Deco, um jogador extraordinário, mas era um time bem abaixo dos favoritos, que tinha a grande promessa Carlos Alberto (hoje no Atlético Paranaense) como titular. E o que aquele time trouxe foi um show de novidade táticas, organização, principalmente defensiva, intensidade e marcação setorial, diferente da marcação individual que até aquela época era muito utilizada. Entretanto, por dar show em inovações sobretudo no aspecto defensivo, até hoje o português é tratado como um técnico defensivista, um “retranqueiro” no modo grosso de se falar, e é isto que precisamos quebrar aqui. Há uma enorme diferença entre possuir um futebol defensivista e um futebol reativo, mas que muitas vezes ambos são bastante confundidos principalmente por torcedores mais emocionais e que se levam facilmente nas escolhas momentâneas do treinador de seu time. José Mourinho, assim também como Carlo Ancelotti, é um dos grandes pilares do jogo reativo no cenário mundial. O futebol reativo, como seu próprio nome já sugere, é dado pela reação, ou seja, pela adaptação do seu time perante ao adversário. Técnicos reativos privilegiam o estudo de seus adversários em detrimento à criação de um padrão de jogo e isto muitas vezes cria uma certa indignação em torcedores pouco acostumados com estes sistemas, que acabam não aceitando certas variações apresentada pela própria equipe. Um técnico “retranqueiro”, por sua vez, privilegia o padrão de jogo em detrimento à adaptação, não importará o adversário, seu time quase sempre deverá buscar diminuir suas linhas, compactar-se e buscar o jogo rápido e direto.

Leiatambém:

Arrascaeta é o jogador com mais assistências no mundo em 2022

Fase de Arrascaeta é problema maior que Vidal no Flamengo

2 de fevereiro de 2023
Gabigol diz que Flamengo merecia vencer o Palmeiras: “Fomos melhores em todos os momentos”

Flamengo tem dois grandes desafios contra o Palmeiras

27 de janeiro de 2023
Flamengo quer bater recorde de premiações em 2023

Crise no Real Madrid, sonho do Flamengo

17 de janeiro de 2023
Impressões iniciais indicam Vitor Pereira seguindo Jorge Jesus

Impressões iniciais indicam Vitor Pereira seguindo Jorge Jesus

16 de janeiro de 2023
Flamengo não está pronto para o desconforto, inclusive com a arbitragem

André Rocha: Fluminense é o favorito ao título do Carioca 2023

15 de janeiro de 2023
Sem Quintero, Matheus Pereira pode ser alternativa para o Flamengo

Sem Quintero, Matheus Pereira pode ser alternativa para o Flamengo

11 de janeiro de 2023
Carregar Mais

E por que aqui, num blog sobre o Flamengo, estamos tanto falando em futebol como um todo? Na verdade, acontece que Zé Ricardo é um reflexo quase que completo da figura de José Mourinho, claro que sem seu ego, intensidade e estresse em níveis astronômicos, mas em nível tático podemos perceber uma grande semelhança de ideias entre o “Special One” e Zé (coincidentemente, ou não, chamado por um amigo meu de Mourinho dos trópicos). Zé Ricardo é extremamente reativo, estuda os adversários e busca se adaptar a eles, adequando seu time à forma como ele enxerga que pode vencer o confronto coletivo.

E é interessante observar algumas críticas feitas pelos torcedores, por vocês em geral, onde é dito que o Flamengo atualmente não possui padrão de jogo. Na verdade isso é realmente um fato, mas é preciso entender que no futebol não há uma receita de bolo para se ganhar partidas ou campeonatos, não é uma fórmula tática perfeita para se conseguir um resultado. Guardiola e seu futebol ofensivo e moderno ganhou muitos títulos ao longo da carreira, inclusive muitos contra Mourinho, o que também não impede de Conte, um meio-termo entre o defensivo e o reativo, e Ranieri, defensivo, terem sido os dois últimos campeões ingleses, ou mesmo Zidane, também bastante reativo, ter ganhado por duas vezes seguidas o título máximo europeu, algo inédito desde que a Champions teve seus novos moldes. No Brasil vemos o mesmo, temos um técnico, este sim defensivista, como líder absoluto do Campeonato Brasileiro, enquanto o moderno e ofensivo Roger Machado ainda sofre para conseguir com que seu time absorva todos os seus complexos conceitos táticos.

Faz-se por necessário quebrar o paradigma de que se obter um padrão tático é algo que só tem benefícios, quando na verdade a falta de padrão também é uma virtude, dependendo de como a mesma é feita. Desde que o time mantenha-se organizado em diferentes estilos de jogo, não ter um padrão pode se tornar muito perigoso para o adversário, já que é muito difícil conseguir prever como o time jogará, entretanto, também existem aspectos negativos, pois esta falta de padrão sempre sobrecarregará a figura do técnico. Enquanto um técnico que privilegia o padrão de jogo terá mais facilidade para evoluir seu time quando consegue encaixar o seu estilo de jogo à equipe, um técnico reativo precisará sempre se inovar, já que todos os jogos vão ser tratados de forma completamente diferentes, isto faz com que pequenas escolhas erradas possam alterar fortemente no desempenho e era este o principal defeito.

Em uma partida de futebol, assim como qualquer esporte, existem inúmeras variáveis que comprometem o resultado e o treinador deve pensar nos mínimos detalhes para vencer. Em qualquer erro coletivo, o técnico sempre será o responsabilizado, já que a escolha do plano de jogo e das peças em campo foi completamente dele e de sua equipe e não a que já estava determinada por um certo padrão. Esta variação também exige do próprio treinador estar antenado sobre estilos de jogo muito diferentes e por vezes até opostos. No próprio Flamengo de Zé Ricardo, já vimos muitas vezes o time jogar com um belo jogo de posição, defesa alta, dando importância ao toque de bola e o controle do jogo, mas também já vimos logo em seguida a defesa baixar e a equipe buscar o jogo direto devido a um aumento de pressão do adversário, o que não é necessariamente algo ruim se for bem feito, como foi comprovado ontem contra o Santos, onde mesmo com as linhas mais baixas no segundo tempo, o Flamengo conseguiu ótimos conseguiu ótimos contra-ataques com Berrío e o que gerou o segundo gol, de Cuéllar.

O torcedor em geral deve entender que qualquer estilo de jogo ou qualquer aspecto tático tem seus prós e contras, nada é perfeito, se fosse não precisaria nem haver competição. Entendo que a busca por um DNA ofensivo é obcecante para o fanático rubro-negro, mas não deve ser uma regra, nossa regra deve ser apenas uma e descrita no nosso hino “vencer, vencer, vencer”, e maus momentos também acontecem, só precisamos ter paciência e saber do que podemos reclamar, pois a força do torcedor pode ser nosso maior mal, já que algumas decisões podem ser irreparáveis e o arrependimento é o que fica, e se quiserem um exemplo, perguntem os amigos colorados, porque nem sempre a mudança é algo positivo.

Por Mateus Garcia

CompartilharTwittarEnviar

Notícias Relacionadas

Arrascaeta é o jogador com mais assistências no mundo em 2022

Fase de Arrascaeta é problema maior que Vidal no Flamengo

2 de fevereiro de 2023
Gabigol diz que Flamengo merecia vencer o Palmeiras: “Fomos melhores em todos os momentos”

Flamengo tem dois grandes desafios contra o Palmeiras

27 de janeiro de 2023
Flamengo quer bater recorde de premiações em 2023

Crise no Real Madrid, sonho do Flamengo

17 de janeiro de 2023
Impressões iniciais indicam Vitor Pereira seguindo Jorge Jesus

Impressões iniciais indicam Vitor Pereira seguindo Jorge Jesus

16 de janeiro de 2023
Flamengo não está pronto para o desconforto, inclusive com a arbitragem

André Rocha: Fluminense é o favorito ao título do Carioca 2023

15 de janeiro de 2023
Sem Quintero, Matheus Pereira pode ser alternativa para o Flamengo

Sem Quintero, Matheus Pereira pode ser alternativa para o Flamengo

11 de janeiro de 2023
Ceni vê chances de Gerson permanecer no Flamengo: “É possível que ele fique”

O encaixe perfeito…

8 de janeiro de 2023
Ceni sugere reforços do futebol brasileiro ao Flamengo: “Que a gente consiga compensar a saída do Gerson”

Gérson deve ser ainda mais coringa em seu retorno ao Flamengo

2 de janeiro de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mais Vistas
  • Comentários
  • Últimas
Mansur credita crescente de Michael no Flamengo a Renato: “É o nível de confiança que ele passa”

Flamengo deve entrar na briga por Michael

31 de janeiro de 2023

Dorival Jr deixou o Flamengo por questões financeiras também

1 de fevereiro de 2023
Flamengo se inspira no Signal Iduna Park por estádio próprio

Flamengo se inspira no Signal Iduna Park por estádio próprio

1 de fevereiro de 2023
Santos promete jogo duro para negociar Ângelo com Flamengo

Santos promete jogo duro para negociar Ângelo com Flamengo

31 de janeiro de 2023
Flamengo inaugura iluminação em campo do Ninho do Urubu

Flamengo inaugura 3 estruturas no Ninho do Urubu

31 de janeiro de 2023
Empresário quer tirar Ângelo do Santos para colocá-lo no Flamengo

Empresário quer tirar Ângelo do Santos para colocá-lo no Flamengo

30 de janeiro de 2023
Arrascaeta diz que não estava bem contra o Palmeiras

Arrascaeta diz que não estava bem contra o Palmeiras

30 de janeiro de 2023
Gino Infantino entra na mira do Flamengo

Gino Infantino entra na mira do Flamengo

30 de janeiro de 2023
Rascunho automático

Palmeiras é o 2º time que mais tomou gols de Gabigol pelo Flamengo

30 de janeiro de 2023
“O terreno sendo viabilizado, o estádio vai sair fácil”, diz VP do Flamengo

Landim estima R$ 2 bilhões para construção de estádio do Flamengo

31 de janeiro de 2023
Michael atenta para força do ataque do Flamengo

Michael atenta para força do ataque do Flamengo

5 de fevereiro de 2023
Ancelotti diz que Mundial não é prioridade: “Precisamos descansar”

Ancelotti diz que Mundial não é prioridade: “Precisamos descansar”

5 de fevereiro de 2023
Michael diz que torcida do Flamengo é melhor que a do Casablanca

Michael diz que torcida do Flamengo é melhor que a do Casablanca

5 de fevereiro de 2023
Marrocos: Flamengo afasta até familiares por foco no Mundial

Marrocos: Flamengo afasta até familiares por foco no Mundial

4 de fevereiro de 2023
Michael admite prioridade ao Flamengo em volta para o Brasil

Michael admite prioridade ao Flamengo em volta para o Brasil

4 de fevereiro de 2023
Presidente da CBF diz que títulos de Flamengo e Palmeiras dão demonstração de força no continente

Flamengo apoia movimento na CBF por aumento no limite de estrangeiros

4 de fevereiro de 2023
Al-Hilal pode ter dois desfalques para enfrentar Flamengo

Al-Hilal pode ter dois desfalques para enfrentar Flamengo

4 de fevereiro de 2023
Real Madrid perde Benzema e Militão para semifinal do Mundial

Real Madrid perde Benzema e Militão para semifinal do Mundial

4 de fevereiro de 2023
Zico ‘autoriza’ Gabigol a assumir a camisa número 10 do Flamengo

Zico viaja ao Marrocos para acompanhar o Flamengo no Mundial

4 de fevereiro de 2023
Torcida do Flamengo faz campanha pela contratação de Igor Coronado

Torcida do Flamengo faz campanha pela contratação de Igor Coronado

4 de fevereiro de 2023
Fla Resenha

Menu

  • Home
  • Blogs
  • Financas
  • Manchetes
  • Videos
  • Vai-e-Vem

Nossas Redes Sociais

Nada encontrato
Ver todos os resultados
  • Home
  • Basquete
  • Blogs
  • Esporte Bet Pré Aposta
  • Finanças
  • JohnnyBet
  • Videos
  • Vai-e-Vem