Caminho do título é mais difícil para Flamengo e São Paulo

ONEFOOTBALL: Robert Born

Faltando 10 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, muitos estão argumentando que este ano é um dos mais competitivos da história dos pontos corridos.

A Onefootball então resolveu fazer um balanço entre os cinco primeiros colocados para saber qual terá o caminho mais fácil (e o mais difícil) nas próximas rodadas para, de fato, levantar o caneco em dezembro.

Como foi feito?

Levamos em conta os próximos duelos de cada um dos clubes que brigam pelo título – Palmeiras, Internacional, Flamengo, São Paulo, Grêmio.


O chamado “jogo de seis pontos,” ou seja, os confrontos direitos entre os clubes acima mencionados, possuem um peso maior do que qualquer outro jogo.

Também tem peso forte os clássicos – como por exemplo Flamengo jogando contra o Botafogo é um clássico apesar do Fogão não disputar na parte de cima da tabela.

Fora isso, levamos em consideração jogos em casa que, teoricamente, são mais fáceis que jogar fora, assim como partidas contra os clubes lutando contra rebaixamento que, também teoricamente, são mais fáceis.

Flamengo tá ferrado

Entre os clubes que briga pelo título, o mais difícil de conseguir o cobiçado caneco será o Flamengo.

Em confrontos diretos, o Flamengo enfrenta o Palmeiras e o Grêmio em casa, e o São Paulo fora. Além destes, ainda tem o clássico contra o Fluminense e o Botafogo.

Entre os times lutando contra o rebaixamento, o Urubuzão pega apenas dois: Paraná e o Sport Recife, ambos fora de casa.

Ah sim, e a última rodada, se o Rubro-Negro ainda estiver na disputa até lá, o confronto será contra o Atlético-PR, em casa.

Caminho cheio de pedras para São Paulo

Não muito atrás está o São Paulo. Se pudéssemos apostar, com certeza não diríamos que São Paulo nem Flamengo serão campeões este ano.

Assim como o Flamengo, o São Paulo têm três confrontos diretos nessa reta final – Internacional fora de casa, Flamengo e Grêmio no Morumbi. O único clássico do São Paulo é contra o Corinthians.

O que deixa o São Paulo numa situação um pouco mais fácil que o Internacional, é que o Tricolor Paulista terá quatro jogos contra clubes que lutam contra a ZR – Vitória e Chapecoense fora de casa, e o Vasco e o Sport dentro de casa.

Fator Libertadores pesa contra Grêmio

O Grêmio também possui três confrontos diretos nas próximas 10 rodadas, porém nenhum clássico e quatro jogos contra clubes perto do rebaixamento.

Grêmio enfrentará o Palmeiras fora de casa na próxima rodada, além de São Paulo e Flamengo, também fora de casa.

Entre os clubes com chance de rebaixamento, o Tricolor Gaúcho pega o Sport, Vasco e Chapecoense, e o Vitória fora de casa.

Se já fosse difícil conseguir boa pontuação nos confrontos diretos, o Grêmio ainda está disputando a semifinal da Libertadores e, com certeza, Renato Portaluppi vai descansar jogadores. Só não pesa mais ainda este fator porque o duelo contra o River Plate acontece entre jogos não cruciais do Grêmio, ou seja, não será perto de um dos ditos confrontos diretos do Brasileirão.

Ah sim, e o Grêmio ainda está há cinco pontos de distância do líder.

Palmeiras ainda não tem uma mão na taça

Apesar de líder isolado, com três pontos à frente do vice, o Palmeiras não é o clube com o caminho mais fácil de ser campeão. Também não tá lá nada difícil.

Logo na próxima rodada já encara o Grêmio, mas em casa. Em seguida tem o Flamengo fora. Estes são os únicos confrontos diretos pro clube. Como clássico, apenas o Santos dentro de casa.

Entre os clubes lutando contra o rebaixamento, o Palmeiras irá enfrentar o Paraná e o Vasco fora de casa, e o Vitória em casa. Estes nas últimas rodadas.

O Palmeiras também está disputando a semifinal da Libertadores e justamente entre os jogos, o clube irá enfrentar o Flamengo no Maracanã. Apesar de ótimo elenco, Felipão terá que enfrentar o Rubro-Negro com um time misto, o que pode prejudicar, e muito, as chances do Palmeiras lá na frente.

Internacional sente o cheiro do ouro

Não, péra. Também não é assim. Mas de acordo com o nosso levantamento, o Internacional tem o trajeto menos tumultuoso para conseguir levantar o título de Campeão do Brasileirão 2018.

A começar pelos confrontos diretos: apenas um, contra o São Paulo e dentro de casa.

A partir daí fica mais fácil. Joga contra o Vasco e o Paraná fora de casa, ambos clubes brigando pra não cair. Isso que não levamos em conta os jogos contra o América-MG e o Ceará.

Outros jogos incluem o Santos, Atlético-PR, Atlético-MG e o Fluminense, todos em casa. E o Internacional também não compete em nenhum outro torneio, o que facilita Hellmann na hora de colocar os titulares em campo, sempre com força máxima.

Levamos em conta os próximos duelos de cada um dos clubes que brigam pelo título – Palmeiras, Internacional, Flamengo, São Paulo, Grêmio.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget