Flamengo é um dos times que melhor sabe aproveitar bola parada

GLOBO ESPORTE: Saber aproveitar as bolas paradas é um trunfo para alcançar as vitórias no Brasileirão? O Palmeiras prova que sim. Líder do campeonato, o Verdão tem a melhor eficiência quando este é o assunto. Com 12 gols em 77 tentativas, o clube paulista tem 15,58% de aproveitamento. Outros dois times que brigam pela liderança figuram no topo do ranking de aproveitamento nas bolas paradas: Internacional e Flamengo.

A Chapecoense, apesar de estar no Z-4, é o segundo melhor time nas bolas paradas. São 13 gols em 89 conclusões. Com a mesma quantidade de bolas na rede, o Inter fecha o pódio com 13,98% de eficiência. O uruguaio Nico López é o nome de maior destaque no time, com dois gols de pênalti e uma assistência de escanteio para Rodrigo Dourado.

Entre os jogadores, quatro se destacam: Dudu (Palmeiras), Nenê (São Paulo), Raphael Veiga (Atlético-PR) e Yago Pikachu (Vasco). Todos participaram diretamente de cinco gols de bola parada, seja marcando ou dando o passe para a bola morrer no fundo da rede. Enquanto o atacante do Palmeiras e o meia do Furacão deram cinco assistências, o lateral do Vasco marcou cinco gols, todos de pênalti. Entre os cinco, Nenê é o com o repertório mais variado nas bolas paradas. O meia do São Paulo fez três gols de pênalti, um de falta e ainda deu uma assistência de escanteio para Anderson Martins marcar de cabeça, no clássico contra o Corinthians, pela 14ª rodada.

O Tricolor Paulista, por sinal, é o time que mais finaliza de bola parada no Brasileiro - foram 108 arremates até aqui. Mas a equipe não consegue transformar as tentativas em bolas na rede e, com apenas nove gols, tem o quinto pior aproveitamento entre os 20 times.


Chapecoense: pé calibrado nas faltas
A Chape pode associar seu mau desempenho no Brasileirão a outros fatores, mas nunca à ausência de gols de falta. O Verdão do Oeste é, disparado, o time que mais marcou gols em cobranças diretas: são seis no total. Arthur Caike, que jogou pela equipe até junho, fez três, Diego Torres, dois, e Canteros, um. A diferença é grande para as outras equipes. Grêmio, Atlético-PR, Palmeiras e Sport são os que mais se aproximam, com dois gols de falta cada.

Lateral aéreo funciona?
O controverso lateral aéreo, que virou moda no futebol brasileiro, gerou três gols na Série A. Foram dois do Bahia e um do São Paulo. Os do Tricolor baiano saíram das mãos do lateral Léo, que tornou-se especialista na jogada ainda nos tempos de Fluminense. Já o do São Paulo foi resultado de um lateral aéreo cobrado por Reinaldo, que resultou em gol contra de Edu Dracena no clássico Choque-Rei.

Vasco: o rei dos pênaltis
O Cruz-Maltino é o clube com mais bolas na rede a partir da marca da cal: sete. Além dos cinco gols de Pikachu, Maxi López marcou duas vezes. Giovanni Augusto e Andrés Ríos poderiam ter aumentado a estatística, mas desperdiçaram cobranças contra Paraná e Vitória. A dupla Gre-Nal vem em seguida, com cinco e quatro, respectivamente. O Fluminense é o único time do Brasileirão a não ter tido um pênalti a seu favor.

Bola parada defensiva
Com desempenho aquém do esperado pelo alto investimento feito, o Atlético-MG ocupa a 6ª colocação no Campeonato Brasileiro e, na última quarta-feira, demitiu Thiago Larghi para anunciar Levir Culpi como seu novo treinador. O ranking de gols sofridos em bolas paradas ajuda a explicar por que o Galo não desponta e é um fator para o novo técnico corrigir na equipe: o time levou mais gols até do que o lanterna, Paraná. São 17 bolas na rede contra a meta defendida pelo goleiro Victor - a maioria delas, seis, veio a partir de escanteios.


O Grêmio, que tem a melhor defesa do torneio ao lado do Palmeiras, é o destaque positivo. O time comandado por Renato Gaúcho levou apenas três gols de bola parada: um de escanteio, um de falta levantada e um de lateral aéreo. O Tricolor gaúcho não foi vazado em pênaltis nem faltas diretas.

Outros dois times que brigam pela liderança figuram no topo do ranking de aproveitamento nas bolas paradas: Internacional e Flamengo.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget