Centroavante da Rússia revela sonho de jogar no Flamengo

O GLOBO: Dez dias depois da Copa do Mundo que sonhou em participar, o centroavante Ari segurou pela primeira vez o documento que lhe abriu as portas para defender uma seleção. O passaporte russo, que não ficou pronto a tempo da histórica campanha dos anfitriões do Mundial, foi providencial para uma convocação surpresa do jogador cearense. Atualmente no Krasnodar, time do sul da Rússia, Ari não esperava a ligação do técnico Stanislav Cherchesov para se juntar à seleção russa para os amistosos contra Alemanha (derrota por 3 a 0 no último dia 15) e na derrota por 2 a 0 para a Suécia, nesta terça-feira.

- Por coincidência eu estava viajando para Moscou, para visitar minha filha. Cheguei, liguei o telefone e vi a chamada de um número desconhecido. Era o Cherchesov que queria falar comigo, também tinha me mandado uma mensagem no WhatsApp - contou Ari ao GLOBO.

Atacante Ari - Foto: Divulgação
Como não esperava o chamado, o jeito foi pedir a um amigo que trouxesse as chuteiras desde Krasnodar. A convocação às pressas, a quatro dias da partida diante dos alemães, aconteceu após a lesão do titular Dzyuba, sensação da última Copa - que Ari, campeão nacional pelo Lokomotiv, assistiu como torcedor, na companhia dos três filhos. Kauan e Kailany, os mais velhos, moram no Brasil. Ariane, a caçula de quatro anos, agora teve de aceitar uma folga sem a companhia do pai.

- Ela já entende bastante. Até falou assim com a mãe: "papai não pode chegar atrasado no treino, senão vão brigar com ele" - lembrou o atacante.

A disciplina nem sempre foi o forte de Ariclenes Silva Ferreira, hoje com 32 anos, oito deles vividos no futebol russo. Uma briga generalizada protagonizada por Ari na final da Copa da Rússia, há duas temporadas, fez com que o ex-jogador Roman Pavlyuchenko, agredido na ocasião, se manifestasse contra sua convocação. Cherchesov, normalmente irônico, disse que aproveitaria o fato de serem vizinhos para resolver a polêmica tomando chá com Pavlyuchenko. O bom momento de Ari deixa pouco espaço para contestação: com seis gols, ele é vice-artilheiro do Russão à frente de atacantes renomeados no país, como o próprio Dzyuba e o talentoso Aleksandr Kokorin, preso em outubro por agredir um oficial do governo na saída de uma boate.

Ari, que nada tem a ver com os problemas tipicamente russos, encara a chance atual com a simplicidade de quem saiu do Vicente Pinzon, bairro pobre de Fortaleza. Em 2017, Ari tornou-se dono do Uniclinic, rebatizou o clube como Atlético Cearense e começou um redesenho ambicioso. O escudo ganhou um "A" com asas, o uniforme tornou-se preto e vermelho - homenagem de Ari ao Flamengo, seu time de infância. Neste ano, o Atlético chegou à semifinal do Campeonato Cearense e garantiu vaga na Série D. Ari tenta costurar parcerias com clubes russos, levando jovens para trilhar um caminho semelhante ao dele próprio.

- Quando eu era pequeno, meu sonho era jogar por algum time no meu estado, depois no Flamengo, e depois chegar à Europa e à seleção. A Rússia virou minha seleção. Agora só falta o Flamengo - diverte-se Ari.

Embora esteja desenhando o futuro, Ari também valoriza o presente. Antes de ser convocado, o atacante deixou a vida em campo na vitória sobre o Yenisey, por 3 a 0. Tentou fazer gols de todas as maneiras. Parecia adivinhar que tinha chances de ser convocado. Na verdade, o esforço era pela honra de seu Raimundo, vítima de complicações de um AVC aos 93 anos.

- Perdi meu avô na última sexta. Fiquei duas noites sem dormir. Mas corri o máximo que podia no último jogo.

O bom momento de Ari deixa pouco espaço para contestação: com seis gols, ele é vice-artilheiro do Russão.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaTeMorrer1895} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget