GILMAR FERREIRA: O retorno do gaúcho Paulo Pelaipe, agora para a coordenação do futebol do Flamengo, é vitória do vice-presidente de futebol, Marcos Braz.
Braz é amigo pessoal do empresário Carlos Leite, parceiro da mesa das noites de segunda-feira no restaurante Fratelli, da Barra da Tijuca.
Encontro semanal do qual costumavam participar também a dupla Eurico Miranda e Eurico Brandão, quando no comando do Vasco.
Carlos Leite é quem informalmente auxilia Pelaipe na gestão de carreira do executivo, desde que ele deixou a função de dirigente amador no Grêmio, em 2008.
E isso pode ajudar o clube na intermediação para a chegada de jogadores em atividade no exterior.
![]() |
Paulo Pelaipe – Foto: Divulgação |
Pelaipe tem 67 anos e é tido como um dirigente disciplinador, de personalidade forte e pulso firme – o chamado “linha-dura”.
Não é exatamente um gestor alinhado às práticas modernas da administração, mas, ao que parece, terá uma função mais voltada à supervisão.
Como executivo do futebol, na época de ajuste das finanças, ficou conhecido como o homem que contratou Bruninho, Val, Paulinho e Carlos Ediatrdo.
Mas sob sua gerência o Flamengo conquistou a Copa do Brasil de 2013 e do Estadual de 2014.
Ele foi o de melhor desempenho técnico entre os quatro que ocuparam o cargo desde 2013 – além dele, Felipe Ximenes, Rodrigo Caetano e Carlos Noval.
Vejamos…