EXTRA GLOBO: Pelo segundo ano seguido, indefinições mexem com o planejamento do Flamengo e fazem com que a torcida rubro-negra passe o Natal abandonada por Papai Noel. Dificilmente o clube anunciará reforços até terça-feira e a chance de ter novidades concretas antes da virada do ano é remota.
No Natal de 2017, o problema rubro-negro se chamava Reinaldo Rueda. O técnico colombiano preparava sua saída para assumir a seleção do Chile, mas deixou o Flamengo sem uma posição clara durante as férias de fim de ano. Consequência: sem saber se teria o treinador em 2018, o departamento de futebol do clube retardou seu planejamento.
![]() |
Rodolfo Landim e Eduardo Bandeira de Mello no Flamengo – Foto: Gilvan de Souza |
Este ano, o que atrapalhou foi a transição de poder. A gestão de Eduardo Bandeira de Mello saiu de cena para que Rodolfo Landim e sua trupe assumissem o clube bem no período em que clube já deveria estar a todo vapor no mercado atrás de jogadores. Resultado: mesmo com recursos e a necessidade de buscar reforços para laterais, zaga e ataque, o Flamengo ainda não fechou com ninguém.
Com técnico definido, Abel Braga comandará a equipe em 2019, o Flamengo corre contra o tempo para ter o elenco mais perto de estar completo quando for reiniciar os trabalhos. A reapresentação dos jogadores está marcada para o dia 2. Dia 6, o grupo viaja para Orlando (EUA), onde disputará a Florida Cup, e tem volta prevista para o dia 14.