TORCEDORES: O Ibope Repucom publicou, neste mês de Dezembro, um estudo sobre patrocinadores no futebol brasileiro. Além disso, a pesquisa também analisou o buzz das equipes nacionais fora do país. Entre os clubes mais citados no exterior, destaque para o Flamengo e os rivais Palmeiras e Corinthians.
As redes e mídias sociais tem se tornado cada vez mais presentes na nossa vida. Estas ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para dimensionar a expressão nacional e internacional dos clubes de futebol do Brasil. Quanto maior a visibilidade em rede, maiores as chances de aquirir patrocinadores.
![]() |
Torcida do Flamengo provocando times que cairam pra Série B – Foto: Divulgação |
Segundo dados do Ibope Recupom, foram computadas 7,5 milhões de citações geolocalizadas fora do país entre 01/01 e 13/12. As plataformas analisadas foram redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, e mídias sociais, como blogs, news e YouTube.
O campeão de citações no exterior foi o Flamengo. O Rubro-Negro carioca foi citado mais de 1,8 milhão de vezes (25,7% do total). Seguido pelo atual campeão brasileiro, Palmeiras (12,7%) e seu arquirrival, Corinthians (10,4%).
Confira o ranking no infográfico abaixo:
No caso de Flamengo e Corinthians, uma das explicações é o fato de serem os clubes mais populares do Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada pelo DataFolha em Abril deste ano, as torcidas das duas agremiações são responsáveis por 31% dos torcedores brasileiros.
Contudo, no caso do Palmeiras, o alto investimento, as contratações caras e os títulos conquistados recentemente podem explicar a visibilidade do clube. O sucesso recente também pode explicar o fato do Grêmio ser o quarto colocado na pesquisa.
Citações por continente
A pesquisa do Ibope Recupom também destrinchou os dados por continentes e países. Foram divulgados os números referentes às Américas do Norte, Central e do Sul (exceto o Brasil), Europa e Ásia.
A América do Norte foi o local com maior buzz de clubes brasileiros, com 33% do total. Destes 28% foram apenas nos Estados Unidos. O país norte-americano foi onde mais se falou em clubes do Brasil, seguido pelos nossos vizinhos, a Argentina (13%) e, em terceiro Espanha (5%).
O Flamengo lidera em três dos cinco continentes, América do Norte, Ásia e Europa. Na América do Sul, o mais citado foi o Grêmio, campeão da Libertadores 2017 e semifinalista da competição este ano. E, surpreendentemente, o Bahia foi mais citado na América Central. Confira abaixo: