JORGE NICOLA: Um dos empregos mais cobiçados do futebol brasileiro, o cargo de diretor-executivo de futebol do Flamengo ainda não tem dono. Mas o Blog apurou que Alex Bourgeois, ex-CEO de São Paulo e Figueirense, é um dos nomes estudados por Rodolfo Landin, eleito presidente rubro-negro no último sábado.
Já houve, inclusive, uma espécie de entrevista de emprego dos homens que cuidarão do futebol do Fla com Bourgeois. No mercado, existe quem assegure que o gestor já tem até autorização para falar em nome do clube em algumas tratativas. A informação não foi confirmada pela nova diretoria, embora admita-se que o francês está entre os perfis analisados.
![]() |
Alex Bourgeois – Foto: Divulgação |
Atualmente, Bourgeois faz scouting para três clubes europeus e presta consultoria a investidores americanos no desenvolvimento de times no Brasil. Antes, esteve por dois meses e seis dias no Figueirense, como CEO – ele assumiu em 8 de agosto e saiu em 14 de outubro, com direito a muita polêmica. O grupo que administra o Figueira chegou a ameaçar processá-lo na Justiça.
O gestor também havia passado pelo São Paulo, em ouro período curtíssimo: três meses. Apoiado por Abílio Diniz, ele virou CEO Tricolor, mas acabou fritado em meio a uma das maiores crises políticas da história do Morumbi. Recentemente, apoiado por Renato Duprat, ele esteve em tratativas para trabalhar no Santos.