Por Matheus Berriel (@MatheusBerriel)
O Flamengo não conta com um time adulto de futsal desde 2013. Em março de 2014, faturou seu último título adulto na modalidade, do Adidas Samba Tour, conquistado na França pela equipe sub-20, que deixou de existir em setembro daquele ano. De 2016 para cá, o clube só conta com categorias da sub-13 para baixo, apostando na captação e transição dos garotos da quadra para o futebol de campo. Em relação aos resultados, o ano em que o projeto deu mais certo foi o atual, resultando em nove títulos no salão. A melhor marca anterior era a de 2014, com quatro. Em 2015 e 2017, foram apenas dois. Em 2016, nenhum.
O grande destaque rubro-negro foi o time sub-07, treinado por Matheus Carvalho. O grupo foi campeão da Copa Zero, das Taças Charley Martins Paiva e José Abranches e, de quebra, do Campeonato Carioca, garantindo vaga na Taça Brasil do próximo ano, embora a participação ainda seja incerta. O Carioca também foi vencido nas categorias sub-08, sub-10 e sub-11, estas ainda no primeiro semestre. Em 2019, haverá jogos seletivos contra o Fluminense, valendo classificação para a Taça Brasil. Outro time que brigará por vaga é o sub-12, campeão do Estadual no segundo semestre. O adversário será o Arfab (Bradesco).
![]() |
Foto: Divulgação |
Nos dias atuais, os atletas em potencial começam a ser acompanhados cada vez mais cedo. O Flamengo criou, no ano passado, a categoria sub-06, a única existente apenas no futsal. Mesmo com o entendimento de que os troféus e medalhas são apenas detalhes nesta fase, onde o esporte deve ser visto primeiramente como lazer e saúde, os resultados também foram positivos: campeão do Festival Pratas do Ninho, organizado pelo próprio Fla, e líder invicto das Copas Zero e Zezinho. A primeira está em andamento e só vai terminar no ano que vem, virando sub-07. Já a segunda, da Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSFERJ), provavelmente será cancelada, pois não passou da primeira rodada.
Considerando apenas os torneios com organização da FFSERJ ou da liga Rio Futsal, caso este da Copa Zero, foram oito títulos do Fluminense, que continua sendo a maior referência carioca na modalidade, sete do Flamengo e apenas quatro do Vasco, outro com tradição no futsal.
DESEMPENHO DO FLA EM TODOS OS TORNEIOS NO FUTSAL EM 2018:
Sub-06:
Campeão do Festival Pratas do Ninho
Líder da Copa Zero (2018/2019)
Líder da Copa Zezinho (torneio paralisado)
Sub-07:
Campeão da Copa Zero (2017/2018)
Campeão da Taça Doutor Charley Martins Paiva
Campeão da Taça José Abranches
Campeão do Carioca
Vice-campeão do Torneio início
Vice-campeão da Supercopa América
Sub-08:
Campeão do Carioca
Vice-campeão do Estadual
Eliminado nas quartas de final da Supercopa América
Sub-09:
Eliminado na semifinal da Supercopa América
Eliminado na semifinal do Carioca
Eliminado na semifinal do Estadual
Sub-10:
Campeão do Carioca
Vice-campeão do Estadual
Sub-11:
Campeão do Carioca
Eliminado na semifinal do Estadual
Sub-12:
Eliminado na semifinal do Carioca
Campeão do Estadual
Sub-13:
Eliminado na semifinal do Carioca
Eliminado na semifinal do Estadual
LISTA COMPLETA DE TÍTULOS:
Flamengo — 9 — Festival Pratas do Ninho sub-06; Copa Zero, Taça Doutor Charley Martins Paiva, Taça José Abranches e Campeonato Carioca sub-07; Campeonatos Cariocas sub-08, sub-10 e sub-11; e Campeonato Estadual sub-12.
Fluminense — 12— Torneio Início sub-07; Campeonatos Cariocas sub-12 (Série Prata) e sub-13; Campeonatos Estaduais sub-08, sub-09, sub-10, sub-11 e sub-13; Supercopa América sub-10; Taças Brasil sub-11 e sub-13; Circuito Sudeste sub-17.
Vasco — 4 — Campeonatos Cariocas sub-09 e sub-15; Campeonato Estadual sub-10 (Série Prata); Copa Zero sub-15.