ESPORTE 24 HORAS: Jorge Abel Costa
A incessante busca por reforços no Flamengo tem movimentado o mercado. No entanto, quando as conversas são com clubes europeus a pauta ganha outro elemento: Lincoln. O atacante rubro-negro tem sido muito requisitado pelo mercado italiano. Tanto que Roma e Inter de Milão já pediram o jogador em troca das liberações de Gérson, Miranda e Gabigol. Porém, uma pergunta fica no ar: Por que o atleta é tão cobiçado na Europa e “moeda de troca” no Brasil? O Esporte 24 Horas te responde.
Visto como uma grande promessa no futebol europeu, Lincoln acumula passagens pela Seleção Brasileira Sub-20. Fator que aproxima e atrai o interesse ainda maior dos clubes da Europa. Aliás, recentemente, um veículo italiano, Número Diez, fez um editorial sobre o atacante. Na reportagem, o poder de drible, arranque, posicionamento e a veia artilheira do craque foram exaltados. Por outro lado, seu lado tático e controle de bola são analisados como pontos a melhorar.
![]() |
Foto: Gilvan de Souza |
“Para chegar ao nível do melhor, Lincoln precisará trabalhar muito na tática e no controle da bola . Apesar de excelente para um jogador da sua idade, ainda não é suficiente para garantir um alto nível de desempenho mesmo nos mais difíceis campeonatos europeus”, analisa o editorial.
Até o momento, o desempenho de Lincoln não tem sido suficiente nem para garantir a titularidade no Flamengo. Ainda muito irregular, o atacante sofre com a concorrência de jogadores mais experientes: Henrique Dourado e Uribe. Outro fator também é a urgência do Rubro-negro por um dono na posição. Por isso, o clube carioca vai investir pesado na função. Atualmente, Gabigol e Pablo são os nomes mais cotados para assumir o status de centroavante do Fla. Por isso, Lincoln fica cada vez mais desprestigiado no clube.
Maturação
Sem espaço no Flamengo, Lincoln busca outras soluções para sua carreira. A Europa, por sua vez, é o sonho de consumo. Aliás, os europeus querem tirar o jogador o quanto antes do Brasil. O motivo é para agilizar o processo de maturação do atleta no “Velho Continente”. Muitos acreditam que a carreira do atacante está estagnada e isso pode prejudicar em seu desenvolvimento. Portanto, diante do interesse dos clubes italianos, o destino do jovem rubro-negro pode ser decidido em breve.