ESPORTE 24 HORAS: Jorge Abel Costa
Revelar jogadores tem sido uma máxima constante na vida rubro-negra. Nos últimos anos, Felipe Vizeu, Léo Duarte, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior garantiram o selo de qualidade na base do Flamengo. No entanto, muitos outros jogadores apontados como grandes promessas ainda não conseguiram atingir este patamar. Por exemplo, Matheus Trindade. Campeão da Copa SP de Futebol Júnior, em 2016, o jogador ainda não conseguiu nem fazer sua estreia pelo time principal do Fla.
Diante da dificuldade de se firmar no clube carioca, Trindade optou por ganhar rodagem. Por isso, o jovem teve passagens pelo futebol indiano, Ceará, Audax e Atlético-GO. O último, por sua vez, foi mais uma experiência frustrada. O atleta só conseguiu atuar por um minuto em cinco meses de contrato. No entanto, o meia rubro-negro acredita que toda essa vivência ajudou bastante no seu desenvolvimento profissional.
![]() |
Foto: Gilvan de Souza |
“Essa experiência me ajudou bastante, pude amadurecer como pessoa e como profissional também. Os ensinamentos que tive com os jogadores mais velhos de lá eu trago para cá, sempre na intenção de evoluir”, declara Trindade.
Mesmo que reitere seu processo evolutivo, Trindade ainda não sabe seu destino para a próxima temporada. Neste momento, Flamengo não dá indícios de que vai renovar com o atleta. O vínculo entre as partes se encerram nos próximos dias e a tendência é de que ele fique livre no mercado. Portanto, fica a lembrança da conquista e o gosto amargo pela falta de oportunidade.
Atacante na contramão
Apesar de ter trajetória parecida, Thiago Santos tem uma expectativa melhor para o futuro. Logo após as últimas duas temporadas conviveu com lesões, o atacante vai em busca de oportunidade no Flamengo em 2019. Em entrevista, o jogador elogia os concorrentes de posição mas garante muito foco no seu objetivo.
“Sei que vai ser difícil pela qualidade dos atacantes (como Uribe e Henrique Dourado), mas vou buscar meu espaço em 2019 e dar o máximo para vestir a camisa do Flamengo novamente. Vou trabalhar. Estou muito focado”, afirma Thiago Santos.
Além de focar em ganhar oportunidade, Thiago Santos quer também deixar para trás suas graves lesões. Em dezembro de 2016, o atacante rompeu um ligamento do joelho esquerdo durante as férias. Após a recuperação, acabou emprestado em setembro do ano passado para o Mumbai City, da Índia. Por lá, ele fez 13 jogos e marcou cinco gols no campeonato local.
Assim que a competição chegou ao fim, Thiago retornou para o Flamengo. Mas uma nova contusão, desta vez na coxa direita, acabou impedindo o jogador de atuar. As idas e vindas ao departamento médico duraram cerca de quatro meses. Na próxima temporada, o atacante quer esquecer seu período lesionado e voltar a fazer o que mais gosta.
“Foi um período bem complicado, apesar de ter jogado na Índia e ter sido o terceiro melhor jogador. Voltei lesionado e só consegui me recuperar em novembro. Graças a Deus, estou 100% e pronto para dar a volta por cima. A minha principal meta é jogar. Desde que voltei da Índia, não atuo, e a pior coisa para um jogador de futebol é ficar sem atuar. Vou fazer tudo certinho no treinamento para poder não me machucar e para dar alegrias à torcida e retomar minha confiança”, revela o atacante.
Situação no Fla
Com contrato até o fim de 2020, Thiago Santos inicia a temporada integrado ao elenco principal. Apesar de não ser considerado a principal opção, o jogador pode compor bem o grupo e ir buscando seu espaço aos poucos. Internamente, um empréstimo também não é descartado. Atualmente, Flamengo conta com Henrique Dourado, Uribe e Lincoln para a posição.