ESPORTE 24 HORAS: Jorge Abel Costa
Desde que garantiu a vitória nas urnas, Rodolfo Landim vem estruturando aos poucos a diretoria do Flamengo. Nesta quarta-feira, o clube anunciou Paulo Pelaipe como o novo gerente de futebol do clube. De acordo com a apuração do Esporte 24 Horas, o dirigente foi convidado para integrar o cargo dias depois da eleição. Mas o acerto só foi ocorrer na última quinta-feira, dia 20.
Neste momento, Paulo Pelaipe já está inserido ao contexto rubro-negro e trabalha ao lado do vice de futebol Marcos Braz. Além de ajudar no mapeamento do mercado, o dirigente vai ter a missão principal de cuidar do dia a dia rubro-negro. O intuito é que ele seja o elo entre o elenco com a diretoria. Aliás, o profissional é visto como um perfil disciplinador e experiente. Duas características relevantes para as mudanças dentro do Flamengo.
![]() |
Paulo Pelaipe, Eduardo Bandeira e Wallim Vasconcellos no Flamengo – Foto: Alexandre Vidal |
De fato, Paulo Pelaipe promete mexer no ambiente rubro-negro. Em 2013 a 2014, o dirigente teve uma passagem polêmica pelo Flamengo. No entanto, não foi na oportunidade que ele movimentou os bastidores. Ao longo de sua trajetória, o profissional acumula situações curiosas com personagens presentes no dia a dia do clube carioca.
Desentendimento com Abel Braga
Em 2012, quando eram adversários, Abel Braga e Paulo Pelaipe trocaram declarações fortes através da imprensa. Na ocasião, Fluminense e Grêmio disputavam o título brasileiro e o dirigente sugeriu que o clube carioca estava sendo favorecido pela arbitragem. A declaração não caiu nada bem. Aliás, “Abelão” retrucou e levou a discussão para o lado pessoal.
“Não ouvi coisas boas desse senhor recentemente. Na última vez, estava preso. Tem que perguntar para o delegado.“, afirmou o técnico, se referindo a um episódio em que Pelaipe xingou um segurança no Engenhão.
Posteriormente, Paulo Pelaipe comentou a resposta do treinador. De acordo com o dirigente, quando estava no Inter, Abel Braga deu uma entrevista externando sua vontade sobre a queda do avião do Grêmio. Além disso, o próprio irônizou o treinador e o taxou como “florico”.
“Em 2007, lá pelas 22h, ele deu uma entrevista na rádio e disse que queria que o avião do Grêmio explodisse… estávamos na Libertadores na época. Enfim, entra para o folclore. Só tem que ter cuidado para entrevistar o Abel à noite. Você conhece as histórias”, declarou Pelaipe.
Quase vias de fato com assessor do Fla
O pavio curto de Paulo Pelaipe não parou por aí. Em 2013, quando era diretor executivo de futebol do Fla, o dirigente discutiu asperamente com um dos assessores de imprensa do time. Aliás, segundo relatos, houve até tentativa de agressão.
O incidente ocorreu ainda no início do jogo. Pelaipe não gostou do fato de Hernane conceder uma entrevista antes de uma partida. Por isso, foi aos gritos tirar satisfação com o assessor Hilton Mattos, que não gostou dos termos utilizados por Pelaipe e retrucou, iniciando a confusão.
Irritado, Paulo Paleipe jogou um copo de água na direção do assessor. Além disso, partiu para cima do profissional. Seguranças do Flamengo que marcavam presença no camarote separaram os dois e evitaram maiores agressões. Mas, ao fim da partida, ambas as partes fizeram questão de desmentir o ocorrido.
Críticas à Eduardo Bandeira de Mello
A presença de Paulo Pelaipe no Flamengo se deu à convite de Eduardo Bandeira de Mello. Assim que o ex-presidente venceu às eleições, em 2013, o profissional foi confirmado diretor executivo de futebol. Ao longo de sua trajetória no clube, o dirigente conquistou dois títulos: Estadual e Copa do Brasil. No entanto, acabou saindo em maio de 2014. Recentemente, em entrevista, Pelaipe analisou sua passagem pelo Fla e fez críticas ao antigo gestor. De acordo com o atual gerente rubro-negro, Bandeira de Mello sabia muito pouco de futebol.
“Entende pouco (de futebol). Como gestor, é um bom gestor, mas no futebol ele tem muito para aprender ainda. Nunca interferiu (nas decisões), porque estava aprendendo conosco”, revelou.
Mais experiente, Paulo Pelaipe tem o perfil desejado pela nova diretoria: enfático, disciplinador e mão de ferro. Portanto, agora, basta saber como será o trabalho no dia a dia e como o elenco vai receber o profissional. Além disso, o ajuste de todo Comitê Gestor terá que ser muito fino. Atualmente, Marcos Braz, VP de futebol, Carlos Noval, Dir. de futebol, Paulo Pelaipe, Ger. de futebol, e Bruno Spindel, CEO do Flamengo, integram a estrutura do futebol.