GLOBO ESPORTE: Não foi um Natal gordo no futebol carioca. Flamengo e Fluminense, por exemplo, não contrataram nenhum jogador para 2019. Botafogo e Vasco já se mexeram, mas não trouxeram aqueeeeele presentão.
De qualquer forma, os clubes se movimentam e o GloboEsporte.com acompanha tudo de perto. Abaixo, damos um panorama de como estão agindo os quatro rivais para se reforçar.
BOTAFOGO
![]() |
Foto: Divulgação |
Zé Ricardo segue no clube, mas com contrato apenas até abril, o que faz a diretoria desejar a ampliação do compromisso com o treinador. Em campo, dois reforços foram anunciados: o goleiro Diego Cavalieri, ex-Flu, e o meia Ferrareis, que defendeu o Figueirense em 2018.
O grande objetivo é trazer um centroavante. Tréllez, do São Paulo, é o nome cobiçado. Leandro Pereira, que terminou o Brasileirão em alta ajudando a Chapecoense a se livrar do rebaixamento, é alternativa.
FLAMENGO
Bruno Henrique, Pablo, Felipe Melo, Rodriguinho, Gabigol, Gerson, Dedé, Matías Vargas, Luan… A lista de nomes que interessam ou interessaram é grande. No entanto, novidade, por enquanto, apenas o técnico Abel Braga. O Natal rubro-negro será magro.
Até o momento ninguém foi contratado. O clube consultou um punhado de nomes, fez propostas por alguns, mas ainda não teve um final feliz em nenhuma tratativa.
Por outro lado, tem gente de saída. Marlos Moreno e Geuvânio não terão os empréstimos renovados. Paquetá foi negociado com o Milan. Réver (Atlético-MG) e Matheus Sávio (CSA) também deixaram o clube. O Grêmio encaminhou a contratação de Rômulo. O Flamengo renovou o contrato de William Arão e tenta fazer o mesmo com Diego, que tem proposta do Orlando City.
FLUMINENSE
O Fluminense anunciou apenas seu novo treinador: Fernando Diniz, que teve passagens no clube como jogador. Para reforçar o time, há negociações com o meia Marquinhos Gabriel, ex-Corinthians, e dois cruzeirenses: o volante Bruno Silva e o lateral-direito Ezequiel.
Há, ainda, negociações para renovações de jogadores importantes do elenco de 2018. Casos dos goleiros Júlio César e Rodolfo, do zagueiro Gum e do lateral-direito Gilberto. A diretoria deseja ainda prorrogar o empréstimo de Digão, do Cruzeiro. Caso parecido ao do lateral Marlon, do Criciúma.
Quem retorna ao time após empréstimo e deve ser aproveitado é o lateral-esquerdo Mascarenhas, que defendeu o Atlético-GO na Série B.
VASCO
O Vasco, que brigou até o fim para não cair para a Série B do Campeonato Brasileiro, chega ao Natal reforçado para 2019. Até agora, o Papai Noel (e a diretoria, claro) já presenteou o torcedor com o atacante Ribamar, o meia Bruno César e os laterais Raul Cáceres e Claudio Winck.
Além deles, a diretoria ainda busca contratar o volante Jhonny Lucas, do Paraná, mas enfrenta a concorrência do futebol europeu, e o lateral-esquerdo Danilo Barcelos, do Atlético-MG. O técnico Alberto Valentim acredita que, assim, o elenco estará fechado para 2019.