Campeonato Carioca serve pra alguma coisa?

ESPN FC: Por João Luis Jr

O que é o Campeonato Carioca? Realizado desde 1906 e completando esse ano a sua 118ª edição - sim, os números não batem, eu sei, bem vindo ao Rio de Janeiro – é o campeonato oficial do estado desde a fusão da Federação Carioca e da Federação Fluminense de futebol, em 1979. Tem como principais campeões o Flamengo, com 34 títulos e o Fluminense, com 31, e é tradicionalmente considerado o mais “charmoso” dos estaduais, ainda que esse charmoso possivelmente seja dito no mesmo tom que a sua avó te chama de “lindo” e seus amigos falam que a sua banda faz um som “diferente”.

Como é o regulamento? Com regras que são um misto de torneio de bairro e gincana de colégio, poucas coisas dão uma ideia tão clara do quão aleatório é o Campeonato Carioca de 2019 do que o fato de que ele começou ainda em 2018.

Robert Piris da Motta, jogador do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza
Mas vamos lá. Começando em dezembro foi realizada uma seletiva onde 6 participantes – os 4 piores times não-rebaixados da 1ª divisão do Carioca de 2018 mais os 2 melhores da segunda– se enfrentaram num todos contra todos valendo duas vagas. Os 2 primeiros disputam o Carioca de verdade, os 4 últimos disputam o chamado “Grupo X” onde os 2 times de pior campanha serão rebaixados – e sim, em tese esses times vão disputar a 1ª e a 2ª divisão do mesmo campeonato no mesmo ano, pega seu mate com biscoito Globo e reflete sobre isso.

Começa então, com 12 times divididos em 2 grupos de 6, a Taça Guanabara. Nela todos os times jogam contra adversários de dentro do seu grupo e os 2 melhores de cada grupo passam pras semifinais, em jogo único, e a final, em jogo único também. Ganhou a final? Campeão da Taça Guanabara, se a diretoria do seu clube for bem canalha já pode falar que ganhou título esse ano.

Daí vem então a Taça Rio, que consiste na mesma coisa, porém enfrentando os times do outro grupo. Passam 2, semifinal, final, sai o campeão, ganha uma tacinha. E aí obviamente os campeões das duas taças se enfrentam na final e quem ganhar é o vencedor do estadual, certo? Achou errado, otário, você não conhece a FERJ, você não se ligou ainda no mistério.

O vencedor da Taça Guanabara e o vencedor da Taça Rio ganham na verdade vagas para a semifinal, onde encontrarão as outras duas equipes com melhores campanhas na pontuação geral somando as duas taças. Essa parte do regulamento é um mecanismo descarado de proteção para garantir que os 4 grandes cheguem até a semifinal e meio que torna desnecessário todo o resto do torneio? Sim, mas se você conhece o futebol carioca sabe que nem com isso é garantido que todo mundo chegue lá, os caras caem da bicicleta até se você colocar rodinha.

Aí temos então as semifinais em jogo único e a final em dois jogos, a não ser que o mesmo time vença os dois turnos, aí ele se garante na final e os 4 outros times de melhor campanha se enfrentam na semifinal e final pra só então um jogar com ele na final em jogo único. Ou seja, um time pode ter a melhor campanha total e não ser campeão? Pode. Um time pode vencer dois turnos de um campeonato de dois turnos e não ser campeão? Pode. O Carioca é feito aqueles filmes de monstro que quando você acha que acabou descobre que ainda tem mais uma cena? Com certeza.

Serve pra alguma coisa? Num cenário otimista o Carioca 2019 serve para que o Flamengo dê espaço a reservas, entrose sua equipe para o resto da temporada e garanta mais um título ampliando a supremacia estadual. Num cenário pessimista o torneio serve para passar alguma vergonha contra um time cuja folha salarial custa menos que o cursinho de inglês do filho do Diego e o treinador cair após um empate contra a Portuguesa da Ilha, dentro do Maracanã. Nos dois cenários você ainda vai terminar o torneio sem entender exatamente que regulamento foi esse.

Num cenário otimista o Carioca 2019 serve para que o Flamengo dê espaço a reservas, entrose sua equipe para o resto da temporada.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaTeMorrer1895} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget