Estadual só vale se o teu time ganha

ESPN FC: Por João Luis Jr.

Poucas relações são mais passionais e confusas do que a relação do torcedor brasileiro com os campeonatos estaduais. Por um lado todos reconhecem que são torneios deficitários, mal organizados, de baixo nível técnico e geridos por federações que variam entre incompetentes e mal-intencionadas, sendo que grande parte delas consegue ser as duas coisas. Mas por outro lado é tão gostoso ganhar título em cima do rival local, né?

Por um lado é fácil reconhecer que para um time grande um campeonato estadual é uma espécie de versão futebol da briga com bêbado, em que quando perde você passa vergonha mas quando ganha não fez mais do que a obrigação. Afinal, vencer uma competição composta em sua maioria por times das séries C e D, com alguns da B e um ou outro da A, não é exatamente um grande mérito e nem te permite medir a capacidade do seu elenco para as competições grandes que você vai enfrentar na temporada. Ao mesmo tempo, por mais que se trate o estadual como pré-temporada, por mais que se reconheça que existe pouco em jogo na disputa local, não existe técnico que não balance após aqueles dois empates seguidos, aquela derrota dentro de casa pro Boavista, aquele clássico em que você entra com o time reserva, perde de 2x0 e a torcida vai te esperar no aeroporto porque resolveram disputar a partida em Brasília. Mas os estaduais são tão importantes pros times pequenos, né, galera?

Flamengo campeão da Florida Cup 2019 - Foto: Igor Castro/Rafael Ribeiro
E exatamente por isso o campeonato estadual acabou se tornando o torneio mais relativizado do futebol brasileiro. Seu time foi eliminado na semifinal? O Carioca é um torneio inútil, com regras de gincana, comandado pela máfia da FERJ, que só serve pra entulhar o calendário, dar prejuízo aos clubes e permitir que um peladeiro qualquer do Duque de Caxias quebre a perna do principal reforço do meu time pra temporada. Seu time ganhou? Bem, o Cariocão não apenas é o torneio mais charmoso do Brasil como se ganhar Taça Guanabara, Taça Rio e Estadual pode chamar de tríplice coroa sim, por que não?

Então é importante não apenas que o Flamengo enquanto clube, mas que também nós, como torcedores, mantenhamos uma visão objetiva da real importância do estadual nas pretensões do time para o resto da temporada. E bem, ela não é exatamente grande.

Primeiro porque para o Flamengo o Carioca precisa realmente representar uma pré-temporada. Temos jovens promessas que merecem oportunidades, contratações que exigem tempo para se adaptar e um novo treinador que precisa implementar sua visão tática e sua filosofia de trabalho. Somando a isso o fato de que a fase de grupos da Libertadores começa no meio da Taça Rio e você tem ao menos um turno inteiro do torneio estadual em que com toda certeza as preocupações do Flamengo precisam ir muito além dos limites do Rio de Janeiro.

Isso quer dizer que não se pode cobrar nada do Flamengo durante o Campeonato Carioca? Também não. Quando você tem uma equipe cujo valor avaliado é superior à soma dos três principais rivais do torneio, é claro que existe sim a expectativa de que essa superioridade se manifeste claramente em campo e caso a equipe se apresente muito abaixo do esperado é justo e até mesmo necessário criticar.

Mas o que não se pode esquecer é que o Carioca é apenas o primeiro passo de uma caminhada que precisa ser bem mais longa. Tem que haver cobrança nos jogos ruins? Claro. Mas não podem demitir o técnico por conta de uma derrota pro Botafogo na Taça Rio. O time do Flamengo tem que justificar a expectativa? Com certeza, mas pedir banco pro Gabigol porque ele perdeu um pênalti contra a Cabofriense pode não ser a postura mais produtiva.

Em suma, é importante lembrar que o Campeonato Carioca, para um time como o Flamengo, numa temporada como a atual, vale muito pouco ou praticamente nada. A não ser, claro, que a gente ganhe e você esteja num grupo de Whatsapp cheio de vascaínos, por exemplo. Aí pode tratar como se fosse Champions League sim, mas não adianta reclamar se eles fizerem o mesmo.

Para um time como o Flamengo, numa temporada como a atual, vale muito pouco ou praticamente nada.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/xresenhacrf} {twitter#https://twitter.com/FlaResenhaNews} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget