Flamengo e Palmeiras trilham para hegemonia no futebol brasileiro

TORCEDORES: Por Juvenal Dias

Palmeiras e Flamengo estão protagonizando uma “Guerra Fria”, antes mesmo da bola rolar nos gramados. A disputa por quem contrata mais e melhor pode encaminhar o futebol brasileiro à uma polarização que dificilmente outros times conseguirão seguir.

O modo como Palmeiras e Flamengo gerem seu futebol pode os tornar uma espécie de Real Madrid e Barcelona da América do Sul. Gostaria de pedir calma ao ler esta primeira frase. Não quero dizer que eles se tornaram tão grandiosos quanto os clubes espanhóis. Que um vá ganhar um Brasileirão atrás do outro e o outro irá ganhar três Libertadores seguidas com três Mundiais. Até porque a distância com os europeus é abissal e não está perto de diminuir essa diferença.

Foto: Divulgação
Por que afirmo isso, então? Palmeiras e Flamengo são os dois times que mais contrataram, em termos de qualidade de jogador. São os que mais gastaram dinheiro em reforços. São os dois clubes mais poderosos do país. Seja pelos direitos televisivos, seja pelo patrocinador forte, seja por modernização de suas instalações, seja pelo valor dos ingressos cobrados e que são aceitos serem pagos ou seja pelo tamanho de suas torcidas. O fato é que a quantidade despendida para trazer jogadores, que nem são um Zico, um Romário, um Evair ou um Ademir, inflaciona o mercado local. Se você, assim como eu, não é formado em economia, mas está inserido no mercado de trabalho, sabe que quando fala em inflação não é algo positivo.

Quero deixar claro que se eles têm dinheiro, não se importam em gastar para tentar melhorar seus elencos e serem mais competitivos, mérito de suas gestões administrativas. Todos sempre buscam o melhor para si e o mercado é livre concorrência.

Então o que tem a ver Barcelona e Real Madrid?
Ao fazer o que propõem, sobra pouco espaço para outros times buscarem reforços de qualidade. Todos os jogadores vão priorizar uma proposta que venha de Palmeiras e Flamengo. Quem se destacar no cenário nacional, vai ser incorporado pelas equipes. Não quer dizer que necessariamente vão jogar. Haja vista um Gustavo Scarpa da vida. Se em qualquer outro time ele seria titular, lá é um atleta pouco aproveitado. Um Arouca que caiu no esquecimento. Mas se sujeita a ficar lá para aparecer no pôster de campeão quase não tendo atuado? Só para continuar ganhando suas cifras. E a satisfação pessoal de ter feito a diferença no jogo decisivo? Nunca vai ter, porque é mais um mediano em uma constelação recheada. Sua estrela pouco brilha, porque é ofuscado por outras.

Real Madrid e Barcelona fazem isso aos montes dentro do Campeonato Espanhol. Aglutinam jogadores que se destacam nos outros times e, por várias vezes não os aproveitam com a notoriedade que ele possuía em seu antigo clube. Pior que isso, quando um jogador é rejeitado por estes clubes vira sinônimo de fracassado. “Se ele não deu certo no meio de tanto cara bom, como vai vingar agora que foi emprestado (ou vendido) para uma equipe menor?”. Isso é ruim para a auto-estima do jogador. Até que ponto esta competição é benéfica?

Por outro lado, os outros 18 clubes da Série A precisam se organizar melhor e se espelhar no modelo que Palmeiras e Flamengo utilizam. Afinal, deve-se copiar o que está dando certo, não aquele que é rebaixado em um ano e volta no seguinte. Estas equipes que encontrem um modelo de gestão que as façam mais competitivas no mercado. Volto a dizer que não significa que o alviverde e rubro-negro vencerão todos os campeonatos. Mas entram favoritos e com maior obrigação que o restante.

A disputa por quem contrata mais e melhor pode encaminhar o futebol brasileiro à uma polarização que dificilmente outros times conseguirão seguir.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/SiteFlaResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget