Veja os clubes brasileiros com erro de inscrições na Liberta e Sula

GLOBO ESPORTE: A Conmebol anunciou na noite desta quarta-feira que 21 clubes, sendo oito brasileiros, apresentaram erros em suas listas de inscrições na Libertadores e na Copa Sul-Americana. São eles: Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense.

Em comunicado, a entidade que controla o futebol na América do Sul diz que as listas são de responsabilidade exclusiva dos clubes e que o regulamento foi aceito pelas equipes em dezembro de 2018.

O GloboEsporte.com entrou em contato com todos os clubes brasileiros citados na lista da Conmebol. Todos foram unânimes em afirmar que mandaram suas respectivas listas dentro do prazo de 72 horas para a CBF. Foi um membro da diretoria do Santos, porém, que levantou uma possibilidade de erro da CBF: a entidade não teria encaminhado as listas a tempo para a Conmebol.

Foto: Divulgação
Segundo esse dirigente do Santos, que pede para não ser identificado, o clube enviou a lista de jogadores à CBF no dia 1º de fevereiro, uma sexta-feira, véspera do prazo limite. A confederação, porém, teria encaminhado a relação para a Conmebol apenas no dia 4 (segunda-feira).

Vale ressaltar que a Federação do Chile já saiu em defesa de seus respectivos clubes, chamando para si o erro no atraso do repasse das listas para a Conmebol.

O GloboEsporte.com apurou que a Conmebol aceitou as inscrições mesmo assim, mas enviou os casos para o Tribunal de Disciplina da entidade, que vai abrir investigações a respeito de cada situação.

A tendência é que os casos resultem em multas, e não em punições mais pesadas, como perda de pontos ou eliminação dos torneios.

Veja o comunicado divulgado pela Conmebol:

A apresentação em tempo e forma das listas de jogadores é responsabilidade exclusiva dos clubes e associações, e nenhum caso é atribuível à Conmebol;

Os regulamentos foram entregues e aceitos pelos clubes participantes na carta de conformidade e compromisso em dezembro de 2018 e, em seguida, ficaram disponíveis no site da Conmebol;

21 clubes participantes da Libertadores e da Copa Sul-Americana apresentaram erros no processo de envio da lista de jogadores. Diante dessa situação, a Commebol atuou diligentemente e, de acordo com os procedimentos normativos, remeteu tais erros ao Tribunal Disciplinar para estudo e consideração. Por isso, enquanto o Tribunal Disciplinar não toma uma decisão a respeito, a competição continua normalmente.

Veja a lista completa dos clubes com irregularidades:

Copa Libertadores

Atlético-MG
São Paulo
Universidad de Chile
Palestino (Chile)
Libertad (Paraguai)

Copa Sul-Americana

Botafogo
Santos
Bahia
Fluminense
Corinthians
Chapecoense
Colo-Colo (Chile)
Deportes Antofagasta (Chile)
Unión Espanhola (Chile)
Sol de América (Paraguai)
Independiente FBC (Paraguai)
Deportivo Santaní (Paraguai)
Guaraní (Paraguai)
Estudiantes de Mérida (Venezuela)
Zulia (Venezuela)

O que diz o regulamento de cada competição:

Copa Sul-Americana
– A lista de até 30 jogadores precisa ser enviada até 72 horas antes do início da competição. Todos os clubes estreiam na mesma fase. Como o primeiro jogo da competição foi no dia 5 de fevereiro, entre La Calera e Chapecoense, a lista deveria ter sido enviada pelos clubes até o dia 2 de fevereiro.

Copa Libertadores
– A lista de até 25 jogadores para os times que disputam a fase preliminar (duelos eliminatórios prévios à fase de grupos) precisam ser enviados até 72 horas antes do início de cada fase.

– A lista de até 5 jogadores extra para a fase preliminar também precisa ser enviada 72 horas antes do início de cada fase. E a documentação referente a esses jogadores pode ser enviada até 14 horas antes do primeiro jogo do mata-mata

– Para quem entra direto na fase de grupos, a lista de até 30 jogadores inscritos precisa ser enviada até 72 horas antes do início da fase;

– A lista de no máximo 5 jogadores extra também precisa ser enviada 72 horas antes do início da fase de grupos. E a documentação referente a esses jogadores pode ser enviada até 14 horas antes do primeiro jogo do mata-mata.

São eles: Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/SiteFlaResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget